Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995

Compartilhe esta página

Título: O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
Autor(es): NASCIMENTO, Isteliana Gomes do
Palavras-chave: Educação Infantil; Corpo; Brincadeiras
Data do documento: 10-Dez-2018
Citação: NASCIMENTO, I. G.
Abstract: O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através das suas vivências corporais. Este estudo tem como objetivo analisar como são construídas as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionada ao corpo em movimento indicando a necessidade de reflexão sobre esses aspectos. O estudo busca apontar a prática pedagógica do brincar, mostrando as ações do movimento, o poder exercido pelo professor no controle do desenvolvimento da criança, e os desafios encontrados para uma prática de qualidade. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES/ MEC . Verificou-se a importância dessa não interdição do movimento corporal, considerando que essas experiências tem um papel fundamental na socialização e no desenvolvimento integral na infância. Sendo assim é relevante pensar que a educação da criança de zero a cinco anos capaz de contribuir para a construção de um sujeito cultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Isteliana Gomes do.pdf901,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons