Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995

Comparte esta pagina

Título : O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
Autor : NASCIMENTO, Isteliana Gomes do
Palabras clave : Educação Infantil; Corpo; Brincadeiras
Fecha de publicación : 10-dic-2018
Citación : NASCIMENTO, I. G.
Resumen : O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através das suas vivências corporais. Este estudo tem como objetivo analisar como são construídas as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionada ao corpo em movimento indicando a necessidade de reflexão sobre esses aspectos. O estudo busca apontar a prática pedagógica do brincar, mostrando as ações do movimento, o poder exercido pelo professor no controle do desenvolvimento da criança, e os desafios encontrados para uma prática de qualidade. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES/ MEC . Verificou-se a importância dessa não interdição do movimento corporal, considerando que essas experiências tem um papel fundamental na socialização e no desenvolvimento integral na infância. Sendo assim é relevante pensar que a educação da criança de zero a cinco anos capaz de contribuir para a construção de um sujeito cultural.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NASCIMENTO, Isteliana Gomes do.pdf901,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons