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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995
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Título : | O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil |
Autor : | NASCIMENTO, Isteliana Gomes do |
Palabras clave : | Educação Infantil; Corpo; Brincadeiras |
Fecha de publicación : | 10-dic-2018 |
Citación : | NASCIMENTO, I. G. |
Resumen : | O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através das suas vivências corporais. Este estudo tem como objetivo analisar como são construídas as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionada ao corpo em movimento indicando a necessidade de reflexão sobre esses aspectos. O estudo busca apontar a prática pedagógica do brincar, mostrando as ações do movimento, o poder exercido pelo professor no controle do desenvolvimento da criança, e os desafios encontrados para uma prática de qualidade. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES/ MEC . Verificou-se a importância dessa não interdição do movimento corporal, considerando que essas experiências tem um papel fundamental na socialização e no desenvolvimento integral na infância. Sendo assim é relevante pensar que a educação da criança de zero a cinco anos capaz de contribuir para a construção de um sujeito cultural. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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