Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995
Share on
Title: | O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil |
Authors: | NASCIMENTO, Isteliana Gomes do |
Keywords: | Educação Infantil; Corpo; Brincadeiras |
Issue Date: | 10-Dec-2018 |
Citation: | NASCIMENTO, I. G. |
Abstract: | O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através das suas vivências corporais. Este estudo tem como objetivo analisar como são construídas as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionada ao corpo em movimento indicando a necessidade de reflexão sobre esses aspectos. O estudo busca apontar a prática pedagógica do brincar, mostrando as ações do movimento, o poder exercido pelo professor no controle do desenvolvimento da criança, e os desafios encontrados para uma prática de qualidade. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES/ MEC . Verificou-se a importância dessa não interdição do movimento corporal, considerando que essas experiências tem um papel fundamental na socialização e no desenvolvimento integral na infância. Sendo assim é relevante pensar que a educação da criança de zero a cinco anos capaz de contribuir para a construção de um sujeito cultural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Isteliana Gomes do.pdf | 901,06 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License