Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28993

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorAMORIM, Ângelo de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-02-06T19:25:29Z-
dc.date.available2019-02-06T19:25:29Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationAMORIM, A. O.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28993-
dc.description.abstractA prática de pessoas com deficiência em atividades esportivas é uma grande aliada à promoção da qualidade de vida, a bocha adaptada atualmente é um dos esportes que mais inclui, por se tratar de uma modalidade com muitas classes funcionais, abrangendo múltiplas deficiências, inclusive deficiências severas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência das aulas de educação física e a prática esportiva na escola por estudantes com deficiência para uma orientação esportiva paralímpica. Para realização deste trabalho foi aplicado um questionário a respeito das experiências com a educação física escolar e a prática esportiva nos treinos e em campeonatos de bocha adaptada. Foram avaliados 26 praticantes de bocha adaptada, a maioria é do gênero masculino, possuem paralisia cerebral, não participaram de educação física ou de alguma modalidade esportiva no período da escola. A escola pode e deve ser um espaço para que os estudantes com deficiência tenham uma orientação esportiva.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBochapt_BR
dc.subjectEducação Física para Deficientespt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleA participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThe practice of sporting activities is one of the greatest allies of life promotion, an adapted trend for sports which in turn includes a trend of many class classes, including multiple disabilities, including severe disabilities. The objective of this study was to evaluate the influence of physical education classes and sports practice in school by students with disabilities for a paralympic sports orientation. For the accomplishment of this work a questionnaire was applied regarding the experiences with the school physical education and the sport practice in the trainings and in adapted boules championships. We evaluated 26 practitioners of adapted boules, most of them male, with cerebral palsy, did not participate in physical education or some sporting modality during the school period. The school can and should be a space for students with disabilities to have a sports orientation.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Amorim, Ângelo de Oliveira .pdf940,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons