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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28984

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Título: Educação física na educação infantil: obstáculos e avanços encontrados na literatura
Autor(es): SILVA, Raquel Lopes da
Palavras-chave: Educação Física para Crianças - Revisão
Data do documento: 6-Dez-2018
Citação: SILVA, R. L.
Abstract: Introdução: A Educação Infantil está em um constante processo de revisão de concepções e que tem sido temática de estudo desde o século XVIII e XIX, mas com maior intensidade a partir do século XX, buscando a seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ainda nesse contexto, tem se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de forma a garantir continuidade no processo de aprendizagem e aprimoramento de capacidades físicas e cognitivas que também podem ser agregadas pela área da Educação Física. Objetivo: Identificar os principais obstáculos e avanços da educação física na educação infantil. Metodologia: A pesquisa consiste do tipo exploratória, (levantamento bibliográfico). Trabalhamos com os artigos completos em português, encontrados em plataformas online gratuitamente: Google acadêmico, Scielo e no portal da CAPES. Com as palavras chaves: Educação Física.; Educação Infantil.; Ensino.; Avanços.; Obstáculos. Resultados e discussão: Alguns principais avanços apontados pelos autores estudados foram as leis existente que garantem aos professores da Educação Física o acesso à Educação Infantil, para além disso observamos como um dos obstáculos que a presença de professores especialistas pode tornar o ensino fragmentado, fazendo com que esse seja apenas no sentido de direcionar os alunos para o ensino fundamental, fazendo com que a criança não seja vista de forma ampla. Considerações finais: O trabalho em conjunto entre professora pedagogo e professor especialista pode representar uma das melhores formas de ação, desde de que ambos busquem respeitar as vivencias e particularidades em prol da educação das crianças na educação infantil, promovendo a inclusão nas atividades educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28984
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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