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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28984
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Título : | Educação física na educação infantil: obstáculos e avanços encontrados na literatura |
Autor : | SILVA, Raquel Lopes da |
Palabras clave : | Educação Física para Crianças - Revisão |
Fecha de publicación : | 6-dic-2018 |
Citación : | SILVA, R. L. |
Resumen : | Introdução: A Educação Infantil está em um constante processo de revisão de concepções e que tem sido temática de estudo desde o século XVIII e XIX, mas com maior intensidade a partir do século XX, buscando a seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ainda nesse contexto, tem se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de forma a garantir continuidade no processo de aprendizagem e aprimoramento de capacidades físicas e cognitivas que também podem ser agregadas pela área da Educação Física. Objetivo: Identificar os principais obstáculos e avanços da educação física na educação infantil. Metodologia: A pesquisa consiste do tipo exploratória, (levantamento bibliográfico). Trabalhamos com os artigos completos em português, encontrados em plataformas online gratuitamente: Google acadêmico, Scielo e no portal da CAPES. Com as palavras chaves: Educação Física.; Educação Infantil.; Ensino.; Avanços.; Obstáculos. Resultados e discussão: Alguns principais avanços apontados pelos autores estudados foram as leis existente que garantem aos professores da Educação Física o acesso à Educação Infantil, para além disso observamos como um dos obstáculos que a presença de professores especialistas pode tornar o ensino fragmentado, fazendo com que esse seja apenas no sentido de direcionar os alunos para o ensino fundamental, fazendo com que a criança não seja vista de forma ampla. Considerações finais: O trabalho em conjunto entre professora pedagogo e professor especialista pode representar uma das melhores formas de ação, desde de que ambos busquem respeitar as vivencias e particularidades em prol da educação das crianças na educação infantil, promovendo a inclusão nas atividades educacionais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28984 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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