Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28984

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Raquel Lopes da-
dc.date.accessioned2019-02-06T18:51:50Z-
dc.date.available2019-02-06T18:51:50Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, R. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28984-
dc.description.abstractIntrodução: A Educação Infantil está em um constante processo de revisão de concepções e que tem sido temática de estudo desde o século XVIII e XIX, mas com maior intensidade a partir do século XX, buscando a seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ainda nesse contexto, tem se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de forma a garantir continuidade no processo de aprendizagem e aprimoramento de capacidades físicas e cognitivas que também podem ser agregadas pela área da Educação Física. Objetivo: Identificar os principais obstáculos e avanços da educação física na educação infantil. Metodologia: A pesquisa consiste do tipo exploratória, (levantamento bibliográfico). Trabalhamos com os artigos completos em português, encontrados em plataformas online gratuitamente: Google acadêmico, Scielo e no portal da CAPES. Com as palavras chaves: Educação Física.; Educação Infantil.; Ensino.; Avanços.; Obstáculos. Resultados e discussão: Alguns principais avanços apontados pelos autores estudados foram as leis existente que garantem aos professores da Educação Física o acesso à Educação Infantil, para além disso observamos como um dos obstáculos que a presença de professores especialistas pode tornar o ensino fragmentado, fazendo com que esse seja apenas no sentido de direcionar os alunos para o ensino fundamental, fazendo com que a criança não seja vista de forma ampla. Considerações finais: O trabalho em conjunto entre professora pedagogo e professor especialista pode representar uma das melhores formas de ação, desde de que ambos busquem respeitar as vivencias e particularidades em prol da educação das crianças na educação infantil, promovendo a inclusão nas atividades educacionais.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física para Crianças - Revisãopt_BR
dc.titleEducação física na educação infantil: obstáculos e avanços encontrados na literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Early Childhood Education is a constant process of revision of conceptions and has been thematic study since the eighteenth and nineteenth century, but with greater intensity from the twentieth century, seeking the selection and strengthening of mediating pedagogical practices in learning and in the development of the child. Also in this context, discussions about how to guide work with children have been prioritized in order to guarantee continuity in the learning process and improvement of physical and cognitive capacities that can also be aggregated by the area of Physical Education. Objective: To identify the main obstacles and advances of physical education in early childhood education. Methodology: The research consists of the exploratory type, (bibliographic survey). We work with the complete articles in Portuguese, found in free online platforms: Google academic, Scielo and in the portal of CAPES. With the key words: Physical Education; Child education; Teaching. Advances; Obstacles; result and discussion: Some of the main advances pointed out by the studied authors were the existing laws that guarantee to the teachers of the Physical Education the access to the Infantile Education, in addition we observe like one of the obstacles that the presence of expert teachers can make the education fragmented, this is only in the sense of directing students to elementary school, so that the child is not seen in a broad way. final considerations: The joint work between teacher educator and specialist teacher can represent one of the best forms of action, since both seek to respect the experiences and particularities in favor of the education of children in early childhood education, promoting inclusion in educational activities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Raquel Lopes da.pdf646,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons