Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorSILVA, Magno Matheus de Lima-
dc.date.accessioned2019-02-05T11:41:48Z-
dc.date.available2019-02-05T11:41:48Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, M. M. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925-
dc.description.abstractEssa pesquisa se trata de uma análise qualitativa sobre as competências gerais apresentadas na BNCC do ensino fundamental e de acordo com o tipo de intervenção didática, como se dá o seu desenvolvimento. A pesquisa traz uma verificação e análises das evidências dessas competências, utilizando-se do método de observação de situações didáticas em salas de aula com as turmas do 8º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da rede pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, todo o procedimento foi realizado envolvendo os estudantes e uma professora da disciplina de Ciências e também por meio de aplicações de questionários para os estudantes e a professora. Os resultados apontam para uma aproximação entre a perspectiva da professora e o que, de fato foi desenvolvido nos estudantes. Conclui-se que nas intervenções didáticas de caráter prático, observou-se maior desenvolvimento de competências no campo do conhecimento do pensamento científico, crítico e criativo, além da capacidade de comunicação e argumentação por parte dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectIntervenção Didáticapt_BR
dc.titleIntervenções didáticas em ciências da natureza e suas conexões com as competências gerais da base nacional comum curricularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5pt_BR
dc.description.abstractxThis research is about a qualitative analysis about the general competences presented in the BNCC of elementary school and according to the type of didactic intervention, as it happens its development. The research brings a verification and analysis of the evidences of these competences, using the method of observation of didactic situations in classrooms with the classes of the 8th year of elementary education in a municipal school of the public network located in the city of Vitória de Santo Antão-PE, the whole procedure was carried out involving students and a science teacher and also through questionnaire applications for the students and the teacher. The results point to an approximation between the teacher's perspective and what was actually developed in the students. It was concluded that in the didactic interventions of a practical nature, it was observed a greater development of competences in the field of knowledge of scientific, critical and creative thinking, besides the capacity of communication and argumentation on the part of the students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Magno Matheus de Lima.pdf812,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons