Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA, Magno Matheus de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T11:41:48Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T11:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. M. L. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa se trata de uma análise qualitativa sobre as competências gerais apresentadas na BNCC do ensino fundamental e de acordo com o tipo de intervenção didática, como se dá o seu desenvolvimento. A pesquisa traz uma verificação e análises das evidências dessas competências, utilizando-se do método de observação de situações didáticas em salas de aula com as turmas do 8º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da rede pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, todo o procedimento foi realizado envolvendo os estudantes e uma professora da disciplina de Ciências e também por meio de aplicações de questionários para os estudantes e a professora. Os resultados apontam para uma aproximação entre a perspectiva da professora e o que, de fato foi desenvolvido nos estudantes. Conclui-se que nas intervenções didáticas de caráter prático, observou-se maior desenvolvimento de competências no campo do conhecimento do pensamento científico, crítico e criativo, além da capacidade de comunicação e argumentação por parte dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Didática | pt_BR |
dc.title | Intervenções didáticas em ciências da natureza e suas conexões com as competências gerais da base nacional comum curricular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is about a qualitative analysis about the general competences presented in the BNCC of elementary school and according to the type of didactic intervention, as it happens its development. The research brings a verification and analysis of the evidences of these competences, using the method of observation of didactic situations in classrooms with the classes of the 8th year of elementary education in a municipal school of the public network located in the city of Vitória de Santo Antão-PE, the whole procedure was carried out involving students and a science teacher and also through questionnaire applications for the students and the teacher. The results point to an approximation between the teacher's perspective and what was actually developed in the students. It was concluded that in the didactic interventions of a practical nature, it was observed a greater development of competences in the field of knowledge of scientific, critical and creative thinking, besides the capacity of communication and argumentation on the part of the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Magno Matheus de Lima.pdf | 812,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons