Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925

Compartilhe esta página

Título: Intervenções didáticas em ciências da natureza e suas conexões com as competências gerais da base nacional comum curricular
Autor(es): SILVA, Magno Matheus de Lima
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Biologia; Estudo e Ensino; Intervenção Didática
Data do documento: 26-Nov-2018
Citação: SILVA, M. M. L.
Abstract: Essa pesquisa se trata de uma análise qualitativa sobre as competências gerais apresentadas na BNCC do ensino fundamental e de acordo com o tipo de intervenção didática, como se dá o seu desenvolvimento. A pesquisa traz uma verificação e análises das evidências dessas competências, utilizando-se do método de observação de situações didáticas em salas de aula com as turmas do 8º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da rede pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, todo o procedimento foi realizado envolvendo os estudantes e uma professora da disciplina de Ciências e também por meio de aplicações de questionários para os estudantes e a professora. Os resultados apontam para uma aproximação entre a perspectiva da professora e o que, de fato foi desenvolvido nos estudantes. Conclui-se que nas intervenções didáticas de caráter prático, observou-se maior desenvolvimento de competências no campo do conhecimento do pensamento científico, crítico e criativo, além da capacidade de comunicação e argumentação por parte dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Magno Matheus de Lima.pdf812,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons