Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925

Share on

Title: Intervenções didáticas em ciências da natureza e suas conexões com as competências gerais da base nacional comum curricular
Authors: SILVA, Magno Matheus de Lima
Keywords: Ensino de Ciências; Biologia; Estudo e Ensino; Intervenção Didática
Issue Date: 26-Nov-2018
Citation: SILVA, M. M. L.
Abstract: Essa pesquisa se trata de uma análise qualitativa sobre as competências gerais apresentadas na BNCC do ensino fundamental e de acordo com o tipo de intervenção didática, como se dá o seu desenvolvimento. A pesquisa traz uma verificação e análises das evidências dessas competências, utilizando-se do método de observação de situações didáticas em salas de aula com as turmas do 8º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da rede pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, todo o procedimento foi realizado envolvendo os estudantes e uma professora da disciplina de Ciências e também por meio de aplicações de questionários para os estudantes e a professora. Os resultados apontam para uma aproximação entre a perspectiva da professora e o que, de fato foi desenvolvido nos estudantes. Conclui-se que nas intervenções didáticas de caráter prático, observou-se maior desenvolvimento de competências no campo do conhecimento do pensamento científico, crítico e criativo, além da capacidade de comunicação e argumentação por parte dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28925
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Magno Matheus de Lima.pdf812,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons