Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28923

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorMATIAS, Larissa Ketinny da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-04T19:04:34Z-
dc.date.available2019-02-04T19:04:34Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationMATIAS, L. K. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28923-
dc.description.abstractMuitos atrativos proporcionados pelos smartphones chamam a atenção dos jovens estudantes, que ficam encantados por toda essa tecnologia disponível. Diante desse contexto, o presente trabalho se propõe analisar e verificar a relevância e aplicabilidade do recurso didático digital, NEARPOD, como possível forma de atribuir funcionalidade pedagógica aos smartphones em sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes e professores de três disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários contendo afirmações e perguntas relacionadas ao uso de tecnologias móveis e a percepção ao utilizar o aplicativo analisado. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o aplicativo NEARPOD foi avaliado positivamente pelos estudantes e professores, trazendo uma série de possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto a pesquisa demonstrou que é necessária a inclusão de recursos complementares considerando as especificidades de cada disciplina ou área de conhecimento, facilitando ainda mais a didática e a dinâmica proposta pelo professor. E principalmente é imprescindível que a instituição de ensino ofereça as condições mínimas de estrutura tecnológica, para que o objetivo do professor juntamente com o aplicativo seja alcançado.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação do Material Didáticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e da Comunicaçãopt_BR
dc.titleUso do aplicativo nearpod como recurso didático digital para o ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8pt_BR
dc.description.abstractxMany smartphone gadgets catch the attention of young students, who are thrilled by all the technology available. In this context, the present work intends to analyze and verify the relevance and applicability of the digital didactic resource, NEARPOD, as a possible way of assigning pedagogical functionality to the smartphones in the classroom. The research was carried out with students and professors of three disciplines of the course of Degree in Biological Sciences of the Federal University of Pernambuco. To do so, the instrument used to obtain the data was the application of questionnaires containing affirmations and questions related to the use of mobile technologies and the perception when using the analyzed application. The results obtained from the analysis of the questionnaires indicate that the NEARPOD application was positively evaluated by students and teachers, bringing a series of possibilities in the teaching and learning process. However, the research demonstrated that it is necessary to include complementary resouces considering the specificities of each discipline or area of knowledge, further facilitating the didactics and the dynamics proposed by the teacher. And it is especially essential that the educational institution offers the minimum conditions of technological structure, so that the objective of the teacher together with the application is achieved.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATIAS, LARISSA KETINNY DA SILVA.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons