Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28923

Share on

Title: Uso do aplicativo nearpod como recurso didático digital para o ensino de biologia
Authors: MATIAS, Larissa Ketinny da Silva
Keywords: Avaliação do Material Didático; Biologia; Tecnologia da Informação e da Comunicação
Issue Date: 5-Dec-2018
Citation: MATIAS, L. K. S.
Abstract: Muitos atrativos proporcionados pelos smartphones chamam a atenção dos jovens estudantes, que ficam encantados por toda essa tecnologia disponível. Diante desse contexto, o presente trabalho se propõe analisar e verificar a relevância e aplicabilidade do recurso didático digital, NEARPOD, como possível forma de atribuir funcionalidade pedagógica aos smartphones em sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes e professores de três disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários contendo afirmações e perguntas relacionadas ao uso de tecnologias móveis e a percepção ao utilizar o aplicativo analisado. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o aplicativo NEARPOD foi avaliado positivamente pelos estudantes e professores, trazendo uma série de possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto a pesquisa demonstrou que é necessária a inclusão de recursos complementares considerando as especificidades de cada disciplina ou área de conhecimento, facilitando ainda mais a didática e a dinâmica proposta pelo professor. E principalmente é imprescindível que a instituição de ensino ofereça as condições mínimas de estrutura tecnológica, para que o objetivo do professor juntamente com o aplicativo seja alcançado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28923
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATIAS, LARISSA KETINNY DA SILVA.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons