Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28895
Compartilhe esta página
Título: | Análise de videoaulas de embriologia do “youtube” como recurso pedagógico: uma avaliação baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia |
Autor(es): | ALCÂNTARA, Lucas Felipe de Melo |
Palavras-chave: | Tecnologia da Informação e Comunicação; Material Didático; Aprendizagem |
Data do documento: | 26-Nov-2018 |
Citação: | ALCÂNTARA, L. F. M. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo avaliar videoaulas disponíveis no Youtube sobre o tema de embriologia através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). As tecnologias têm sido utilizadas desde a pré-história pela humanidade e vem se ampliando e estando presente em vários âmbitos da sociedade, especificamente as tecnologias digitais da informação e comunicação (TIC). Existe grande quantidade de conteúdo na rede tendo em vista a facilidade de publicar informações, sobretudo nos sites como o Youtube, cuja plataforma de vídeos é muito utilizada por estudantes, não apenas para entretenimento, mas também para fins pedagógicos. Para tanto, buscamos coletar de cinco videosaulas mais acessadas sobre embriologia, sendo analisadas de forma qualitativa e descritiva, levando em conta os princípios TCAM, sendo a grande maioria satisfatória, havendo poucos desvios multimídias. É importante a utilização de aporte teóricometodológico, visando detectar desvios ou “falhas” de execução em materiais didáticos, as quais podem comprometer a abordagem de um determinado conteúdo. A TCAM busca melhorar o ensino contribuindo assim para um melhor processamento das informações e consequentemente, melhor aprendizado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28895 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alcântara, Lucas Felipe de Melo.pdf | 823,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons