Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28895
Share on
Title: | Análise de videoaulas de embriologia do “youtube” como recurso pedagógico: uma avaliação baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia |
Authors: | ALCÂNTARA, Lucas Felipe de Melo |
Keywords: | Tecnologia da Informação e Comunicação; Material Didático; Aprendizagem |
Issue Date: | 26-Nov-2018 |
Citation: | ALCÂNTARA, L. F. M. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo avaliar videoaulas disponíveis no Youtube sobre o tema de embriologia através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). As tecnologias têm sido utilizadas desde a pré-história pela humanidade e vem se ampliando e estando presente em vários âmbitos da sociedade, especificamente as tecnologias digitais da informação e comunicação (TIC). Existe grande quantidade de conteúdo na rede tendo em vista a facilidade de publicar informações, sobretudo nos sites como o Youtube, cuja plataforma de vídeos é muito utilizada por estudantes, não apenas para entretenimento, mas também para fins pedagógicos. Para tanto, buscamos coletar de cinco videosaulas mais acessadas sobre embriologia, sendo analisadas de forma qualitativa e descritiva, levando em conta os princípios TCAM, sendo a grande maioria satisfatória, havendo poucos desvios multimídias. É importante a utilização de aporte teóricometodológico, visando detectar desvios ou “falhas” de execução em materiais didáticos, as quais podem comprometer a abordagem de um determinado conteúdo. A TCAM busca melhorar o ensino contribuindo assim para um melhor processamento das informações e consequentemente, melhor aprendizado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28895 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alcântara, Lucas Felipe de Melo.pdf | 823,26 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License