Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28895

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorALCÂNTARA, Lucas Felipe de Melo-
dc.date.accessioned2019-02-04T16:50:04Z-
dc.date.available2019-02-04T16:50:04Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, L. F. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28895-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo avaliar videoaulas disponíveis no Youtube sobre o tema de embriologia através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). As tecnologias têm sido utilizadas desde a pré-história pela humanidade e vem se ampliando e estando presente em vários âmbitos da sociedade, especificamente as tecnologias digitais da informação e comunicação (TIC). Existe grande quantidade de conteúdo na rede tendo em vista a facilidade de publicar informações, sobretudo nos sites como o Youtube, cuja plataforma de vídeos é muito utilizada por estudantes, não apenas para entretenimento, mas também para fins pedagógicos. Para tanto, buscamos coletar de cinco videosaulas mais acessadas sobre embriologia, sendo analisadas de forma qualitativa e descritiva, levando em conta os princípios TCAM, sendo a grande maioria satisfatória, havendo poucos desvios multimídias. É importante a utilização de aporte teóricometodológico, visando detectar desvios ou “falhas” de execução em materiais didáticos, as quais podem comprometer a abordagem de um determinado conteúdo. A TCAM busca melhorar o ensino contribuindo assim para um melhor processamento das informações e consequentemente, melhor aprendizado.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAnálise de videoaulas de embriologia do “youtube” como recurso pedagógico: uma avaliação baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Diana Guimarães-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to evaluate video lessons available on Youtube on the subject of embryology through the Cognitive Theory of Multimedia Learning. Technologies have been used since prehistory by mankind and have been expanding and being present in various spheres of society, specifically digital information and communication technologies (ICT). There is a great amount of content on the network in view of the ease of publishing information, especially on sites such as Youtube, whose video platform is widely used by students, not only for entertainment but also for educational purposes. To do so, we sought to collect five more accessible videos on embryology, being analyzed in a qualitative and descriptive way, taking into account the TCAM principles, being the great majority satisfactory, with few multimedia deviations. It is important to use theoretical and methodological input, aiming to detect deviations or "failures" of execution in didactic materials, which can compromise the approach of a certain content. The TCAM seeks to improve teaching, thus contributing to better information processing and, consequently, better learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4904376P1pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcântara, Lucas Felipe de Melo.pdf823,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons