Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28345

Compartilhe esta página

Título: Como regular o PROUNI mediante a teoria de incentivos
Autor(es): BUSTOS, Francisco Javier Contreras
Palavras-chave: Regulação; PROUNI; Finanças públicas
Data do documento: 3-Mar-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Neste trabalho aplica-se a teoria de regulação ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), programa criado em 2004 com o objetivo de conceder bolsas de estudos por parte das instituições de ensino superior (IES) particulares aos estudantes de baixa renda. Em contrapartida, as IES privadas que participam do programa beneficiam-se de renúncia fiscal. Estudos feitos têm mostrando um impacto positivo do PROUNI em variáveis tais como acessibilidade, permanência e desempenho. Mas o programa está sendo levado a um custo maior, comparando as mensalidades dos alunos bolsistas assumidas pelo governo com mensalidades pagas no mercado privado, sendo necessário empregar a teoria da regulação nas mensalidades pagas pelo governo via renúncia fiscal. A análise é feita sob o quadro teórico implantado por Laffont e Tirole que analisa os contratos tendo como base o paradigma principal-agente. A inovação na literatura de regulação se dá pelo fato de utilizar a informação do mercado para poder controlar as mensalidades cobradas ao governo pelos alunos bolsistas do programa. Dos resultados obtidos no modelo que utiliza a informação do mercado, teoricamente se consegue ajustar o preço das mensalidades ao custo marginal das instituições de ensino superior, deixando um lucro para a firma.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28345
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Francisco Javier Contreras Bustos.pdf426,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons