Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28337

Compartilhe esta página

Título: A subordinação no direito do trabalho: as implicações da tecnologia da informação e da comunicação na reconfiguração deste instituto.
Autor(es): BEZERRA, Zélia Costa Santos
Palavras-chave: Direito do trabalho - Crítica; Teoria jurídico-trabalhista; Tecnologia da informação; Direitos humanos - Subordinação; Divisão social do trabalho - Poder - Sujeição; Trabalho livre - Subordinado
Data do documento: 24-Ago-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo tem como objeto o trabalho subordinado. Objetiva empreender uma análise crítica sobre os fundamentos tradicionais do Direito do Trabalho, que elegeu, como a priori de suas teorizações, exatamente o trabalho contraditoriamente livre e subordinado. Pretende demonstrar que a doutrina clássica, ao não dialogar com outros campos dos saberes sociais, não é capaz de compreender como a divisão social do trabalho instituída na modernidade foi se transfigurando. Desde a visão instituída por Adam Smith, passando pela era da Administração Científica até se chegar ao modelo de Acumulação Flexível é possível verificar as transformações alcançadas pelo poder punitivo, para chegar-se à concepção atual em que, por meio da tecnologia da informação e da comunicação, os espaços foram completamente rompidos; em nome de uma falsa liberdade, os métodos e técnicas de gestão e de administração capturam o gênero humano em sua integralidade – corpo e alma – e provocam ainda mais adoecimentos, rituais de sofrimento e mortes lentas no trabalho. Deixa transparecer finalmente que enquanto prevalecer a forma de sociabilidade instituída no Estado Moderno, centrada no racionalismo instrumental a serviço do modo de produção capitalista e da subordinação da força do trabalho ao capital, a tendência é este controle seguir cada vez mais sofisticado. A doutrina jurídico-trabalhista crítica já identificou esta tendência e prossegue o seu combate acadêmico, sobretudo, para desmitificar aquela falsa liberdade instituída pelo novo espírito do capitalismo, quando o mesmo foi capaz de capturar a crítica artística para esconder a crítica social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28337
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Zélia Costa Santos Bezerra.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons