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Título: História e memória da extensão universitária na formação dos egressos da Universidade Federal de Pernambuco (2003-2010)
Autor(es): MELO, Jowania Rosas de
Palavras-chave: Extensão universitária; Educação - História; Aprendizem; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 25-Set-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A tese, uma pesquisa quali-quantificada e exploratória, tem como objetivo geral: Analisar a Extensão Universitária na Formação dos Egressos da UFPE de 2003 a 2010. Esta investigação teve origem no Núcleo de Teoria e História da Educação, e pretendeu responder a seguinte hipótese: A Extensão Universitária contribui para a transformação acadêmica e profissional dos discentes da UFPE, além de ser um dos elementos propulsores da aprendizagem e de reflexão sobre os interesses sociais e coletivos? Por se tratar de uma investigação no campo da história, nossos objetivos foram: O primeiro - Descrever o Sistema de Informação em Extensão Universitária-SIEXBRASIL para a Cadastramento e Gerenciamento de Atividades de Extensão na UFPE, fonte documental, plataforma, onde foram coletados os egressos com os quais foram feitas as entrevistas. Criado em 1997 pela UFMG, utilizado pelo FORPROEX e distribuído para 82 IES cadastradas. No SIEXBRASIL foram 31.086 atividades registradas e no SIEXBRASIL/UFPE foram 3.308 atividades, 1.625, cursos,1.131 projetos e 550 eventos, com público beneficiado de 8.770.196. O segundo objetivo, um estudo de caso, foi Investigar as Experiências de Aprendizagem dos Discentes Egressos que Participaram de Projetos de Extensão para o seu Desenvolvimento Acadêmico e Profissional, para tanto utilizou-se, principalmente, Freire (1962, 1967, 1982, 1983, 1985, 1987, 1992, 1996) para a temática Educação, e Gurgel (1986), Botomé (1996), Santos (1996), Melo Neto (2002), Jezine (2006), Santiago (2009), Melo (2010), Rosas (2010), Síveres (2013), Sousa (2013) entre outros, para a Extensão Universitária. Neste objetivo submetemos os 15 depoentes a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (1977), onde 33% com pós-graduação, 27% com mestrado e 33% com doutorado, todos pela UFPE. A pesquisa constituída de 9 (nove) perguntas, que resultaram em 6 (seis) categorias. São elas: Características de um Projeto de Extensão; Motivação para Participação em Projetos de Extensão; Aprendizagens mais importantes; Importância dos Projetos de Extensão e Profissional e Sugestões para Melhoria da Participação dos Discentes em projetos de extensão e 26 subcategorias. Como resultado a pesquisa mostrou que: adquirir conhecimentos e/ou experiências (35%) e interação dialógica (34%) foram as subcategorias mais citadas, ambas se complementam, e vão ao encontro da práxis freireana (1981) que busca fazer com que os discentes, através da reflexão, possam contribuir para a transformação da realidade em que vivem. Além disso, ficou comprovado pelos depoimentos, que participar de projetos extensionistas contribuem para o crescimento acadêmico e profissional, onde cabe as IES ser o fio condutor de uma política universitária voltada para a promoção da cidadania, da inclusão social buscando uma pratica educativa, mobilizadora e dialógica, em que a Extensão Universitária vem oportunizar a transformação dos conhecimentos empíricos em produtos que beneficiam à sociedade, como também, viabilizar aos discentes da UFPE uma formação cidadã através do seu treinamento interdisciplinar e interprofissional gerando profissionais comprometidos socialmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27926
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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