Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27576

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorSILVA, Rosicleide Maria da-
dc.date.accessioned2018-11-20T20:34:19Z-
dc.date.available2018-11-20T20:34:19Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.citationSILVA, R. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27576-
dc.description.abstractO presente estudo aborda os sentidos dados pelos estudantes de Licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória no desafio de sua formação, frente ao aluno com deficiência, compreendendo assim as dificuldades e os desafios que esse futuro profissional terá em sua prática docente, frente ao aluno com deficiência. No intuito de atingir o objetivo proposto, utilizou-se de um procedimento metodológico com a aplicação de um questionário aplicado aos estudantes concluintes da para buscar compreender de modo a formação inicial instrumentaliza o futuro professor para atuar em sala de aula inclusiva, frente ao aluno com deficiência. O questionário contendo dez perguntas foi aplicado a doze estudantes concluintes do curso onde responderam sete perguntas referentes ao tema externando alguns desafios e dificuldades já identificadas em sua formação inicial, frente ao aluno com deficiência em sala de aula inclusiva. Observou-se que durante a formação inicial, apenas duas disciplinas obrigatórias (Libras e Educação Física Escolar para Deficientes) foram incorporadas ao curso, caracterizando uma lacuna em relação a prática docente voltada a inclusão de alunos com deficiência.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleOs sentidos dados pelos estudantes de educação física no desafio de sua formação frente ao aluno com deficiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses the senses given by students of Physical Education Degree of the Academic Center of Vitória in the challenge of their formation, facing the disabled student, thus understanding the difficulties and challenges that this future professional will have in their teaching practice, students with disabilities. In order to achieve the proposed objective, a methodological procedure was used with the application of a questionnaire applied to the students to complete the initial formation, to equip the future teacher to act in an inclusive classroom, in front of the student with deficiency. The questionnaire containing ten questions was applied to twelve final students of the course where they answered seven questions related to the topic, outlining some challenges and difficulties already identified in their initial formation, in front of the student with disabilities in an inclusive classroom. It was observed that during the initial training, only two compulsory subjects (Pounds and Physical Education for the Disabled) were incorporated into the course, characterizing a gap in relation to the teaching practice aimed at the inclusion of students with disabilities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rosicleide Maria da.pdf843,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons