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Título : O professor de Educação Física Escolar diante dos primeiros socorros: uma revisão
Autor : BATISTA, José Willamis do Nascimento
Palabras clave : Educação Física Escolar; Primeiros socorros; Professor
Fecha de publicación : 25-jun-2018
Citación : BATISTA, J. W. N.
Resumen : Os primeiros socorros são os cuidados temporários e imediatos que se prestam à pessoa que está ferida ou adoece repentinamente. Os quais são essenciais diante de um acidente no âmbito escolar, muitas vezes acontecem nas aulas práticas de educação física. Por sua vez, essas atividades são caracterizadas por atividades vivenciadas de forma competitiva aumentando a probabilidade de ocorrer um acidente. Dessa maneira, há a importância do professor estar preparado para realizar os procedimentos necessários de Primeiros Socorros. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a preparação do professor de Educação Física no âmbito escolar relacionado aos primeiros socorros. É observado que a preparação dos professores de Educação física escolar em socorros urgentes é insuficiente, por isso a realização de estudos sobre esse tema é relevante para contribuir na discussão na literatura científica e para a formação dos professores. Para a realização do presente trabalho foram utilizados artigos originais e de revisão, entre os anos de 2010-2018, obtidos a partir de pesquisas realizadas em bases de dados eletrônicos e sites científicos de acesso livre: (Scielo-Scientific Electronic Library Online, Periódicos Capes e PubMed), onde foram descritos os termos: "Physical Education", "First Aid", "Injuries", "School", "Emergency", "Teacher", e "Knowledge". Foram utilizados 40 (quarenta) , 17,5% dos artigos tratavam de forma central a inclusão do conteúdo “Primeiros socorros” nas aulas. Já outros autores, abordavam os tópicos de forma distinta, 30% dos artigos afirmam que o professor de Educação Física deve realizar os primeiros socorros, e não estão preparados para realizá-los, e devido a isso, competem a eles realizarem a formação continuada. 10% dos artigos afirmam que a inclusão do conteúdo é necessário, porém, o professor não está preparado e cabe aos próprios realizarem formação continuada. 20% dos artigos abordam a inclusão do conteúdo e o dever do professor de prestar os Primeiros Socorros. Somente 2,5% dos artigos abordam de forma central o despreparo do professor de Educação Física e o seu dever de realizar uma formação continuada. 5% dos artigos abordaram o compromisso do professor de educação física de realizar os procedimentos necessários de primeiros socorros. Por fim, 15% dos artigos discorreram sobre todos os tópicos apresentados. Foi concluído que o professor de Educação Física não está preparado para realizar os procedimentos necessários de Primeiros Socorros, o que ressalta a importância da formação continuada. Além disso, a inclusão do conteúdo “Noções Básicas de Primeiros Socorros” é apontada como uma eficiente estratégia pedagógica, que deve ser implementada nas aulas de Educação Física no ciclo básico de ensino. E o presente trabalho sugere também que a proposta inovadora de Primeiros Socorros Psicológicos seja incluída e estendida para o âmbito escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27570
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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