Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27570
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Diogo Antonio Alves de | - |
dc.contributor.author | BATISTA, José Willamis do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-20T19:09:31Z | - |
dc.date.available | 2018-11-20T19:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-20 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, J. W. N. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27570 | - |
dc.description.abstract | Os primeiros socorros são os cuidados temporários e imediatos que se prestam à pessoa que está ferida ou adoece repentinamente. Os quais são essenciais diante de um acidente no âmbito escolar, muitas vezes acontecem nas aulas práticas de educação física. Por sua vez, essas atividades são caracterizadas por atividades vivenciadas de forma competitiva aumentando a probabilidade de ocorrer um acidente. Dessa maneira, há a importância do professor estar preparado para realizar os procedimentos necessários de Primeiros Socorros. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a preparação do professor de Educação Física no âmbito escolar relacionado aos primeiros socorros. É observado que a preparação dos professores de Educação física escolar em socorros urgentes é insuficiente, por isso a realização de estudos sobre esse tema é relevante para contribuir na discussão na literatura científica e para a formação dos professores. Para a realização do presente trabalho foram utilizados artigos originais e de revisão, entre os anos de 2010-2018, obtidos a partir de pesquisas realizadas em bases de dados eletrônicos e sites científicos de acesso livre: (Scielo-Scientific Electronic Library Online, Periódicos Capes e PubMed), onde foram descritos os termos: "Physical Education", "First Aid", "Injuries", "School", "Emergency", "Teacher", e "Knowledge". Foram utilizados 40 (quarenta) , 17,5% dos artigos tratavam de forma central a inclusão do conteúdo “Primeiros socorros” nas aulas. Já outros autores, abordavam os tópicos de forma distinta, 30% dos artigos afirmam que o professor de Educação Física deve realizar os primeiros socorros, e não estão preparados para realizá-los, e devido a isso, competem a eles realizarem a formação continuada. 10% dos artigos afirmam que a inclusão do conteúdo é necessário, porém, o professor não está preparado e cabe aos próprios realizarem formação continuada. 20% dos artigos abordam a inclusão do conteúdo e o dever do professor de prestar os Primeiros Socorros. Somente 2,5% dos artigos abordam de forma central o despreparo do professor de Educação Física e o seu dever de realizar uma formação continuada. 5% dos artigos abordaram o compromisso do professor de educação física de realizar os procedimentos necessários de primeiros socorros. Por fim, 15% dos artigos discorreram sobre todos os tópicos apresentados. Foi concluído que o professor de Educação Física não está preparado para realizar os procedimentos necessários de Primeiros Socorros, o que ressalta a importância da formação continuada. Além disso, a inclusão do conteúdo “Noções Básicas de Primeiros Socorros” é apontada como uma eficiente estratégia pedagógica, que deve ser implementada nas aulas de Educação Física no ciclo básico de ensino. E o presente trabalho sugere também que a proposta inovadora de Primeiros Socorros Psicológicos seja incluída e estendida para o âmbito escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Primeiros socorros | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O professor de Educação Física Escolar diante dos primeiros socorros: uma revisão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293743T2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | First aid is a temporary and immediate care for the person who is suddenly injured or sick. Which is essential in the face of an accident at school, often it happen in practical physical education classes. On the other hands, these classes are characterized by competitively experienced activities increasing the likelihood to occur an accident. In this way, it is important for the teacher to be prepared to perform the necessary First Aid procedures. The present work had as objective to carry out a bibliographical revision on the preparation of the Physical Education teacher in the school environment related to first aid. It is observed that the preparation of teachers of physical education in emergency school is insufficient, then the study of this subject is importante to contribute in the scientific literature and to the training of teachers. In this the study, the original and review articles were used between the years 2010-2018, it obtained from researches in electronic databases and free scientific sites: (Scielo-Scientific Electronic Library Online, Capes Journals and PubMed), whereas the terms Physical Education, First Aid, Injuries, School, Emergency, Teacher and Knowledge were written. 40 (forty) articles were used, 17.5% of articles addressed in a central way the inclusion of "First Aid" content in the class. While other authors approached the topics differently, 30% of the articles suggets that the Physical Education teacher should perform first aid, and are not prepared to perform them. It means that it is incumbent on them to undertake continuing training. 10% of the papers states that the content inclusion is necessary, however the teachers are not prepared, thus they decide for themselves to carry out continuous training. 20% of the articles address the inclusion of content and the teachers should provide First Aid. Only 2.5% of the papers discuss as central way the lack of preparation of the Physical Education teacher and their duty to carry out a continuous formation. 5% of the articles addressed the physical education teachers commitment to perform the necessary first aid procedures. Finally, 15% of the articles discussed on all topics presented. It was concluded that the Physical Education teacher is not prepared to perform the necessary First Aid procedures, which highlights the importance of continuing education. In addition, the inclusion of the content "Basic Notions of First Aid" is pointed out as an efficient pedagogical strategy should be implemented in Physical Education classes in the basic education cycle. The present work also suggests that the innovative proposal of Psychological First Aid can be included and extended to the school setting. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATISTA, J. W. N, 2018.pdf | 758,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons