Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27453
Share on
Title: | Ensino do slackline para adolescentes: uma revisão sistemática |
Authors: | LIMA, Rayanny Rafaella de Andrade |
Keywords: | Slackline; Esportes de Aventura |
Issue Date: | 13-Jul-2018 |
Citation: | LIMA, R. R. A. |
Abstract: | O Slackline é um esporte de aventura praticado sobre uma fita, suspensa entre dois pontos fixos, tendo como objetivo trabalhar, essencialmente, o equilíbrio enquanto completa a travessia desta. Dentre os benefícios promovidos pela prática do slackline estão a melhora do equilíbrio, força e da flexibilidade. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar as diferentes metodologias de ensino do slackline para adolescentes. Além disso, verificar se elas levam em consideração o desenvolvimento e a aprendizagem motora dos indivíduos. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Portal Regional da BVS, Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPS. Foram utilizados os descritores: “Slackline” and “Motor development” and “methodology” and “Training”. Foram encontrados 54 artigos utilizando os descritores mencionados, onde 22 foram selecionados pelo título, 19 selecionados pelo resumo e 4 selecionados para leitura completa. Após análise dos resultados, observamos que nenhum dos estudos menciona a utilização dos referenciais de desenvolvimento motor dos indivíduos na construção da sua metodologia de ensino. Dessa forma é necessário que mais estudos sejam realizados no intuito de propor novas metodologias de ensino, contribuindo para um ensino de qualidade do Slackline de professores, instrutores ou amadores desta prática, atendendo assim a necessidade particular de cada fase do desenvolvimento humano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27453 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Rayanny Rafaella de Andrade.pdf | 954,82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License