Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27453
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Adriano Bento | - |
dc.contributor.author | LIMA, Rayanny Rafaella de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T18:20:40Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T18:20:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-13 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, R. R. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27453 | - |
dc.description.abstract | O Slackline é um esporte de aventura praticado sobre uma fita, suspensa entre dois pontos fixos, tendo como objetivo trabalhar, essencialmente, o equilíbrio enquanto completa a travessia desta. Dentre os benefícios promovidos pela prática do slackline estão a melhora do equilíbrio, força e da flexibilidade. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar as diferentes metodologias de ensino do slackline para adolescentes. Além disso, verificar se elas levam em consideração o desenvolvimento e a aprendizagem motora dos indivíduos. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Portal Regional da BVS, Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPS. Foram utilizados os descritores: “Slackline” and “Motor development” and “methodology” and “Training”. Foram encontrados 54 artigos utilizando os descritores mencionados, onde 22 foram selecionados pelo título, 19 selecionados pelo resumo e 4 selecionados para leitura completa. Após análise dos resultados, observamos que nenhum dos estudos menciona a utilização dos referenciais de desenvolvimento motor dos indivíduos na construção da sua metodologia de ensino. Dessa forma é necessário que mais estudos sejam realizados no intuito de propor novas metodologias de ensino, contribuindo para um ensino de qualidade do Slackline de professores, instrutores ou amadores desta prática, atendendo assim a necessidade particular de cada fase do desenvolvimento humano. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Slackline | pt_BR |
dc.subject | Esportes de Aventura | pt_BR |
dc.title | Ensino do slackline para adolescentes: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W6064170 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Slacklining is a dynamic sport practiced on a Ribbon, suspended between two fixed points, aiming to work, essentially, the full balance while crossing this. Among the benefits promoted by the practice of slacklining are improves balance, strength and flexibility. Thus, the objective of the present study was to evaluate the different teaching methodologies of slacklining for teenagers. In addition, verify that they take into account the development and motor learning of individuals. A systematic review was held in electronic databases: PubMed, VHL Regional Portal, Google Scholar and Journals Portal CAPS. The descriptors were used: "Slacklining" and "Motor development" and "methodology" and "Training". 54 articles were found using the descriptors listed, where 22 were selected for the title, 19 selected by summary and selected 4 for complete reading. After analysis of the results, we found that none of the studies mention the use of benchmarks of motor development of individuals in the construction of your teaching methodology. Thus there is a need for further studies to be carried out in order to propose new teaching methodologies, contributing to a quality education from teachers, instructors or Slacklining amateurs of this practice, given how the particular need of each stage of human development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Rayanny Rafaella de Andrade.pdf | 954,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons