Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26305

Compartilhe esta página

Título: Uso de material biológico resinado nas aulas de ciências: recurso didático bioético
Autor(es): SILVA, Thiago Venícius da
Palavras-chave: Ciência - Ensino; Materiais de ensino
Data do documento: 6-Set-2018
Citação: SILVA, T. V.
Abstract: Usar material biológico como recurso didático na sala de aula, sem as devidas precauções, traz riscos a integridade física de quem os manipula (alunos e professores), por este motivo, o uso de animais no ensino de Biologia e Ciências, em escolas públicas e privadas é proibido por lei, permitido apenas, quando não houver técnicas alternativas que os substituam. A confecção de recursos alternativos em atividades práticas que eliminem ou diminuam o uso e manuseio de animaispossibilita ao docente reforçar o aprendizado de conteúdos teóricos e estimular a reflexão e o interesse dos alunos.No decorrer desta pesquisa evidenciaremos a confecção e a utilização do material biológico (insetos) resinado como recurso didático alternativo e interativo, respeitando os princípios bioéticos e de biossegurança. As informações obtidas na sequência didática de aplicação do material foram analisadas principalmente através da análise de conteúdo de Bardin, que acrescentou uma avaliação qualitativa a pesquisa, além da quantitativa. Ressaltamos que o material biológico resinado foi eficaz como recurso didático alternativo no ensino do conteúdo sobre “insetos” e estimamos a confecção e utilização desse material como uma importante ferramenta no ensino de Ciências e Biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26305
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thiago Venícius da.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons