Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26305

Share on

Title: Uso de material biológico resinado nas aulas de ciências: recurso didático bioético
Authors: SILVA, Thiago Venícius da
Keywords: Ciência - Ensino; Materiais de ensino
Issue Date: 6-Sep-2018
Citation: SILVA, T. V.
Abstract: Usar material biológico como recurso didático na sala de aula, sem as devidas precauções, traz riscos a integridade física de quem os manipula (alunos e professores), por este motivo, o uso de animais no ensino de Biologia e Ciências, em escolas públicas e privadas é proibido por lei, permitido apenas, quando não houver técnicas alternativas que os substituam. A confecção de recursos alternativos em atividades práticas que eliminem ou diminuam o uso e manuseio de animaispossibilita ao docente reforçar o aprendizado de conteúdos teóricos e estimular a reflexão e o interesse dos alunos.No decorrer desta pesquisa evidenciaremos a confecção e a utilização do material biológico (insetos) resinado como recurso didático alternativo e interativo, respeitando os princípios bioéticos e de biossegurança. As informações obtidas na sequência didática de aplicação do material foram analisadas principalmente através da análise de conteúdo de Bardin, que acrescentou uma avaliação qualitativa a pesquisa, além da quantitativa. Ressaltamos que o material biológico resinado foi eficaz como recurso didático alternativo no ensino do conteúdo sobre “insetos” e estimamos a confecção e utilização desse material como uma importante ferramenta no ensino de Ciências e Biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26305
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Thiago Venícius da.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons