Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26305
Comparte esta pagina
Título : | Uso de material biológico resinado nas aulas de ciências: recurso didático bioético |
Autor : | SILVA, Thiago Venícius da |
Palabras clave : | Ciência - Ensino; Materiais de ensino |
Fecha de publicación : | 6-sep-2018 |
Citación : | SILVA, T. V. |
Resumen : | Usar material biológico como recurso didático na sala de aula, sem as devidas precauções, traz riscos a integridade física de quem os manipula (alunos e professores), por este motivo, o uso de animais no ensino de Biologia e Ciências, em escolas públicas e privadas é proibido por lei, permitido apenas, quando não houver técnicas alternativas que os substituam. A confecção de recursos alternativos em atividades práticas que eliminem ou diminuam o uso e manuseio de animaispossibilita ao docente reforçar o aprendizado de conteúdos teóricos e estimular a reflexão e o interesse dos alunos.No decorrer desta pesquisa evidenciaremos a confecção e a utilização do material biológico (insetos) resinado como recurso didático alternativo e interativo, respeitando os princípios bioéticos e de biossegurança. As informações obtidas na sequência didática de aplicação do material foram analisadas principalmente através da análise de conteúdo de Bardin, que acrescentou uma avaliação qualitativa a pesquisa, além da quantitativa. Ressaltamos que o material biológico resinado foi eficaz como recurso didático alternativo no ensino do conteúdo sobre “insetos” e estimamos a confecção e utilização desse material como uma importante ferramenta no ensino de Ciências e Biologia. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26305 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Thiago Venícius da.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons