Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26256
Compartilhe esta página
Título: | Escorpiões do estado de Pernambuco: coleção didática emblocada em resina para o ensino de ciências |
Autor(es): | ALMEIDA, Vanessa Barbosa de |
Palavras-chave: | Disciplinas das Ciências Biológicas; Escorpião; Materiais de Ensino |
Data do documento: | 5-Set-2018 |
Citação: | ALMEIDA, V. B. |
Abstract: | O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é primordial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Estudar os escorpiões na disciplina de ciências de uma forma tradicional acarreta na dissociação entre conteúdo, realidade e a memorização. Diante disso, materiais didáticos são ferramentas fundamentais e essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, pois ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico e na construção de conceitos adequados a realidade dos alunos. A coleção didática com escorpiões emblocados em resina é uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos, favorecendo a construção do conhecimento ao discente, possibilitando aulas dinâmicas e interativas entre o discente e o docente. A pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da coleção com escorpiões produzidos pelo professor para auxiliar no entendimento do conteúdo, na qual envolve uma abordagem qualitativa, com foco na construção de conceitos adequados a realidade do estudante, tornando assim uma prática motivadora. A utilização dos escorpiões emblocados em resina como recurso didático alternativo foi considerada uma técnica válida e aplicável. Além de ser pedagogicamente inovadora, indicou ser um recurso facilitador de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26256 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, Vanessa Barbosa de.pdf | 890,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons