Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26256
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JORGE, Roberta Jeane Bezerra | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Vanessa Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T20:48:23Z | - |
dc.date.available | 2018-09-05T20:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, V. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26256 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é primordial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Estudar os escorpiões na disciplina de ciências de uma forma tradicional acarreta na dissociação entre conteúdo, realidade e a memorização. Diante disso, materiais didáticos são ferramentas fundamentais e essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, pois ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico e na construção de conceitos adequados a realidade dos alunos. A coleção didática com escorpiões emblocados em resina é uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos, favorecendo a construção do conhecimento ao discente, possibilitando aulas dinâmicas e interativas entre o discente e o docente. A pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da coleção com escorpiões produzidos pelo professor para auxiliar no entendimento do conteúdo, na qual envolve uma abordagem qualitativa, com foco na construção de conceitos adequados a realidade do estudante, tornando assim uma prática motivadora. A utilização dos escorpiões emblocados em resina como recurso didático alternativo foi considerada uma técnica válida e aplicável. Além de ser pedagogicamente inovadora, indicou ser um recurso facilitador de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Disciplinas das Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Escorpião | pt_BR |
dc.subject | Materiais de Ensino | pt_BR |
dc.title | Escorpiões do estado de Pernambuco: coleção didática emblocada em resina para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Marcela Albuquerque de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5616845340608352 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The development of innovative teaching techniques and materials is paramount for the improvement of didactic practice in the classroom. Studying the scorpions in the discipline of science in a traditional way entails the dissociation between content, reality and memorization. Faced with this, teaching materials are fundamental and essential tools for the teaching and learning process, as it helps in the development of critical thinking and in the construction of concepts appropriate to the students' reality. The didactic collection with resin-embedded scorpions is an important and viable alternative to assist in such processes, favoring the construction of knowledge to the student, enabling dynamic and interactive classes between the student and the teacher. The aim of the research was to analyze the use of the scorpion collection produced by the teacher to help in understanding the content, which involves a qualitative approach, focusing on the construction of concepts appropriate to the student 's reality, thus becoming a motivating practice. The use of resin-embedded scorpions as an alternative didactic resource was considered a valid and applicable technique. Besides being pedagogically innovative, it indicated to be a facilitator of teaching-learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3966564782936202 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, Vanessa Barbosa de.pdf | 890,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons