Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252
Comparte esta pagina
Título : | A importância da conservação ambiental para a formação de alunos do Ensino médio na Escola Cônego Fernando Passos, Passira-PE |
Autor : | SÁ, Marília Gabriella de |
Palabras clave : | Educação Ambiental; Meio ambiente – Estudo e Ensino |
Fecha de publicación : | 5-sep-2018 |
Citación : | SÁ, M. G. |
Resumen : | O termo Meio Ambiente é habitualmente utilizado, porém existe uma complexidade quanto à visão que cada indivíduo tem a respeito de tal aspecto. Apesar do termo ser constantemente utilizado pelos meios de comunicação em geral, bem como nos livros didáticos, percebe-se que ocorre uma abstração na intercalação de conceitos, uma que há uma vasta diversidade conceitual. Esta diversidade ainda é influenciada pela vivência pessoal, profissional e pelas informações veiculadas nos meios de comunicação. Saber a visão que se tem desse termo é de extrema importância, uma vez que a concepção de meio ambiente pode influenciar diretamente no comportamento dos homens, assim como nos diversos aspectos particular da vida social, o qual proporciona o caráter de agente transformador. Nesse sentindo, este estudo teve como objetivo evidenciar o conceito de meio ambiente e propor ações de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Os dados foram coletados 30 alunos da última série do Ensino Médio. O instrumento utilizado para a coleta foi um questionário contendo duas perguntas subjetivas que permitiram ao indivíduo desenvolver um discurso e ações para minimizar os danos ao meio ambiente. Os dados obtidos mostraram que a percepção do conceito de Meio Ambiente tem predominância da visão naturalista, onde eles consideravam o tema apenas em sua dimensão natural, considerando fauna e flora. Também houve predominância da visão antropocêntrica, revelando uma idéia utilitarista forte, evidenciando o conceito como fonte apenas de recursos naturais para utilização humana. O conceito de Meio Ambiente dos alunos é uma conseqüência de suas experiências no meio social, uma vez que falta um ponto de vista que considere todas as dimensões naturais, sociais, políticas, econômicas e culturais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SÁ, Marília Gabriella de.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons