Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Danielle Melo dos-
dc.contributor.authorSÁ, Marília Gabriella de-
dc.date.accessioned2018-09-05T20:34:07Z-
dc.date.available2018-09-05T20:34:07Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.date.submitted2018-07-13-
dc.identifier.citationSÁ, M. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252-
dc.description.abstractO termo Meio Ambiente é habitualmente utilizado, porém existe uma complexidade quanto à visão que cada indivíduo tem a respeito de tal aspecto. Apesar do termo ser constantemente utilizado pelos meios de comunicação em geral, bem como nos livros didáticos, percebe-se que ocorre uma abstração na intercalação de conceitos, uma que há uma vasta diversidade conceitual. Esta diversidade ainda é influenciada pela vivência pessoal, profissional e pelas informações veiculadas nos meios de comunicação. Saber a visão que se tem desse termo é de extrema importância, uma vez que a concepção de meio ambiente pode influenciar diretamente no comportamento dos homens, assim como nos diversos aspectos particular da vida social, o qual proporciona o caráter de agente transformador. Nesse sentindo, este estudo teve como objetivo evidenciar o conceito de meio ambiente e propor ações de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Os dados foram coletados 30 alunos da última série do Ensino Médio. O instrumento utilizado para a coleta foi um questionário contendo duas perguntas subjetivas que permitiram ao indivíduo desenvolver um discurso e ações para minimizar os danos ao meio ambiente. Os dados obtidos mostraram que a percepção do conceito de Meio Ambiente tem predominância da visão naturalista, onde eles consideravam o tema apenas em sua dimensão natural, considerando fauna e flora. Também houve predominância da visão antropocêntrica, revelando uma idéia utilitarista forte, evidenciando o conceito como fonte apenas de recursos naturais para utilização humana. O conceito de Meio Ambiente dos alunos é uma conseqüência de suas experiências no meio social, uma vez que falta um ponto de vista que considere todas as dimensões naturais, sociais, políticas, econômicas e culturais.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambiente – Estudo e Ensinopt_BR
dc.titleA importância da conservação ambiental para a formação de alunos do Ensino médio na Escola Cônego Fernando Passos, Passira-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Kleber Andrade da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3992938001869322pt_BR
dc.description.abstractxThe term Environment is usually used, but there is a complexity regarding the vision that each individual has regarding such aspect. Although the term is constantly used by the media in general, as well as in textbooks, it is perceived that an abstraction occurs in the intercalation of concepts, one that there is a vast conceptual diversity. This diversity is still influenced by the personal, professional experience and the information conveyed in the media. Knowing the view of this term is extremely important, since the conception of the environment can directly influence the behavior of men as well as in the particular aspects of social life, which provides the character of a transforming agent. In this sense, this study aimed to highlight the concept of the environment and propose awareness actions on the conservation of the environment. The data were collected 30 students of the last grade of High School. The instrument used for the collection was a questionnaire containing two subjective questions that allowed the individual to develop a discourse and actions to minimize damages to the environment. The data obtained showed that the perception of the concept of Environment has a predominance of the naturalistic view, where they considered the theme only in its natural dimension, considering fauna and flora. There was also a predominance of anthropocentric vision, revealing a strong utilitarian idea, evidencing the concept as only source of natural resources for human use. The concept of the Environment of the students is a consequence of their experiences in the social environment, since it lacks a point of view that considers all the natural, social, political, economic and cultural dimensions.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÁ, Marília Gabriella de.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons