Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252
Share on
Title: | A importância da conservação ambiental para a formação de alunos do Ensino médio na Escola Cônego Fernando Passos, Passira-PE |
Authors: | SÁ, Marília Gabriella de |
Keywords: | Educação Ambiental; Meio ambiente – Estudo e Ensino |
Issue Date: | 5-Sep-2018 |
Citation: | SÁ, M. G. |
Abstract: | O termo Meio Ambiente é habitualmente utilizado, porém existe uma complexidade quanto à visão que cada indivíduo tem a respeito de tal aspecto. Apesar do termo ser constantemente utilizado pelos meios de comunicação em geral, bem como nos livros didáticos, percebe-se que ocorre uma abstração na intercalação de conceitos, uma que há uma vasta diversidade conceitual. Esta diversidade ainda é influenciada pela vivência pessoal, profissional e pelas informações veiculadas nos meios de comunicação. Saber a visão que se tem desse termo é de extrema importância, uma vez que a concepção de meio ambiente pode influenciar diretamente no comportamento dos homens, assim como nos diversos aspectos particular da vida social, o qual proporciona o caráter de agente transformador. Nesse sentindo, este estudo teve como objetivo evidenciar o conceito de meio ambiente e propor ações de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Os dados foram coletados 30 alunos da última série do Ensino Médio. O instrumento utilizado para a coleta foi um questionário contendo duas perguntas subjetivas que permitiram ao indivíduo desenvolver um discurso e ações para minimizar os danos ao meio ambiente. Os dados obtidos mostraram que a percepção do conceito de Meio Ambiente tem predominância da visão naturalista, onde eles consideravam o tema apenas em sua dimensão natural, considerando fauna e flora. Também houve predominância da visão antropocêntrica, revelando uma idéia utilitarista forte, evidenciando o conceito como fonte apenas de recursos naturais para utilização humana. O conceito de Meio Ambiente dos alunos é uma conseqüência de suas experiências no meio social, uma vez que falta um ponto de vista que considere todas as dimensões naturais, sociais, políticas, econômicas e culturais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SÁ, Marília Gabriella de.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License