Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252

Share on

Title: A importância da conservação ambiental para a formação de alunos do Ensino médio na Escola Cônego Fernando Passos, Passira-PE
Authors: SÁ, Marília Gabriella de
Keywords: Educação Ambiental; Meio ambiente – Estudo e Ensino
Issue Date: 5-Sep-2018
Citation: SÁ, M. G.
Abstract: O termo Meio Ambiente é habitualmente utilizado, porém existe uma complexidade quanto à visão que cada indivíduo tem a respeito de tal aspecto. Apesar do termo ser constantemente utilizado pelos meios de comunicação em geral, bem como nos livros didáticos, percebe-se que ocorre uma abstração na intercalação de conceitos, uma que há uma vasta diversidade conceitual. Esta diversidade ainda é influenciada pela vivência pessoal, profissional e pelas informações veiculadas nos meios de comunicação. Saber a visão que se tem desse termo é de extrema importância, uma vez que a concepção de meio ambiente pode influenciar diretamente no comportamento dos homens, assim como nos diversos aspectos particular da vida social, o qual proporciona o caráter de agente transformador. Nesse sentindo, este estudo teve como objetivo evidenciar o conceito de meio ambiente e propor ações de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Os dados foram coletados 30 alunos da última série do Ensino Médio. O instrumento utilizado para a coleta foi um questionário contendo duas perguntas subjetivas que permitiram ao indivíduo desenvolver um discurso e ações para minimizar os danos ao meio ambiente. Os dados obtidos mostraram que a percepção do conceito de Meio Ambiente tem predominância da visão naturalista, onde eles consideravam o tema apenas em sua dimensão natural, considerando fauna e flora. Também houve predominância da visão antropocêntrica, revelando uma idéia utilitarista forte, evidenciando o conceito como fonte apenas de recursos naturais para utilização humana. O conceito de Meio Ambiente dos alunos é uma conseqüência de suas experiências no meio social, uma vez que falta um ponto de vista que considere todas as dimensões naturais, sociais, políticas, econômicas e culturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26252
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÁ, Marília Gabriella de.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons