Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26182

Comparte esta pagina

Título : Levantamento de aplicativos em tecnologia móvel no ensino de Ciências Biológicas
Autor : OLIVEIRA, Ramon César Santos de
Palabras clave : Tecnologia; Biologia; Ensino
Fecha de publicación : 4-sep-2018
Citación : OLIVEIRA, R. C. S.
Resumen : A pesquisa teve como objetivo o levantamento dos aplicativos em smartphone para a aprendizagem em Ciências Biológicas. Considerando os Apps como uma proposta de discussão no âmbito do Ensino de Ciências Biológicas, o qual é oportunizado nos documentos oficiais de ensino, cujas Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) norteiam os currículos e disciplinas e representam uma ferramenta no auxílio da prática docente e no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que não se limita mais a um computador físico. Atualmente, notamos interesse no desenvolvimento de aplicativos para as diversas áreas das Ciências no qual vem sendo utilizados como um aporte em sala de aula. A pesquisa foi de abordagem quantitativa do tipo descritiva, utilizando descritores: ciências, ensino de ciências, ensino de ciências biológicas, biologia, ensino de biologia, para a captação dos Apps no Smartphone e posterior análise, registro e interpretação. Os resultados apontaram para um número muito baixo de Apps no âmbito das Ciências Biológicas, sendo em sua maioria direcionados a Anatomia, Ecologia e Bioquímica, com produção apenas de eBooks. Acreditamos que seja necessário a produção e ampliação de Apps para as outras áreas da Biologia, buscando propostas como glossários, quiz e palavra-cruzadas, propondo dinâmicas e interações que podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26182
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Ramon César Santos de.pdf981,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons