Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26182

Compartilhe esta página

Título: Levantamento de aplicativos em tecnologia móvel no ensino de Ciências Biológicas
Autor(es): OLIVEIRA, Ramon César Santos de
Palavras-chave: Tecnologia; Biologia; Ensino
Data do documento: 4-Set-2018
Citação: OLIVEIRA, R. C. S.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo o levantamento dos aplicativos em smartphone para a aprendizagem em Ciências Biológicas. Considerando os Apps como uma proposta de discussão no âmbito do Ensino de Ciências Biológicas, o qual é oportunizado nos documentos oficiais de ensino, cujas Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) norteiam os currículos e disciplinas e representam uma ferramenta no auxílio da prática docente e no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que não se limita mais a um computador físico. Atualmente, notamos interesse no desenvolvimento de aplicativos para as diversas áreas das Ciências no qual vem sendo utilizados como um aporte em sala de aula. A pesquisa foi de abordagem quantitativa do tipo descritiva, utilizando descritores: ciências, ensino de ciências, ensino de ciências biológicas, biologia, ensino de biologia, para a captação dos Apps no Smartphone e posterior análise, registro e interpretação. Os resultados apontaram para um número muito baixo de Apps no âmbito das Ciências Biológicas, sendo em sua maioria direcionados a Anatomia, Ecologia e Bioquímica, com produção apenas de eBooks. Acreditamos que seja necessário a produção e ampliação de Apps para as outras áreas da Biologia, buscando propostas como glossários, quiz e palavra-cruzadas, propondo dinâmicas e interações que podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26182
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Ramon César Santos de.pdf981,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons