Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26182
Share on
Title: | Levantamento de aplicativos em tecnologia móvel no ensino de Ciências Biológicas |
Authors: | OLIVEIRA, Ramon César Santos de |
Keywords: | Tecnologia; Biologia; Ensino |
Issue Date: | 4-Sep-2018 |
Citation: | OLIVEIRA, R. C. S. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo o levantamento dos aplicativos em smartphone para a aprendizagem em Ciências Biológicas. Considerando os Apps como uma proposta de discussão no âmbito do Ensino de Ciências Biológicas, o qual é oportunizado nos documentos oficiais de ensino, cujas Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) norteiam os currículos e disciplinas e representam uma ferramenta no auxílio da prática docente e no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que não se limita mais a um computador físico. Atualmente, notamos interesse no desenvolvimento de aplicativos para as diversas áreas das Ciências no qual vem sendo utilizados como um aporte em sala de aula. A pesquisa foi de abordagem quantitativa do tipo descritiva, utilizando descritores: ciências, ensino de ciências, ensino de ciências biológicas, biologia, ensino de biologia, para a captação dos Apps no Smartphone e posterior análise, registro e interpretação. Os resultados apontaram para um número muito baixo de Apps no âmbito das Ciências Biológicas, sendo em sua maioria direcionados a Anatomia, Ecologia e Bioquímica, com produção apenas de eBooks. Acreditamos que seja necessário a produção e ampliação de Apps para as outras áreas da Biologia, buscando propostas como glossários, quiz e palavra-cruzadas, propondo dinâmicas e interações que podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26182 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Ramon César Santos de.pdf | 981,39 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License