Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26178
Compartilhe esta página
Título: | Concepções dos licenciandos em ciências biológicas sobre formação docente e a utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação básica |
Autor(es): | FREITAS, Wanuza Gomes da Silva |
Palavras-chave: | Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tecnologia e didática; Ensino Fundamental |
Data do documento: | 4-Set-2018 |
Citação: | FREITAS, W. G. S. |
Abstract: | Os avanços tecnológicos presentes na contemporaneidade têm propiciado grandes mudanças nos contextos sociais. As modificações remanescentes da globalização também adentraram no cotidiano dos estudantes e, consequentemente, nas salas de aula, portanto, os professores devem ser formados para trabalhar nesta perspectiva. Assim, este trabalho buscou identificar a compreensão dos licenciandos em ciências biológicas sobre a formação docente e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na trajetória formativa do curso da Universidade Federal de Pernambuco- CAV. A pesquisa utilizou para obtenção de dados o Projeto Pedagógico do curso (PPC) e a aplicação de questionários aos concluintes, com subsídio da Análise de Conteúdo para chegar aos resultados. Com a confrontação dos resultados obtidos da análise do PPC e dos questionários, foi possível inferir que o curso visto no cotidiano e o descrito no documento oficial apresentam poucos momentos voltados para a formação de professores para uma utilização eficiente das TIC como recurso didático na Educação Básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26178 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS%2c WANUZA GOMES DA SILVA.pdf | 777,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons