Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26178

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorFREITAS, Wanuza Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2018-09-04T18:01:08Z-
dc.date.available2018-09-04T18:01:08Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.date.submitted2018-06-14-
dc.identifier.citationFREITAS, W. G. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26178-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos presentes na contemporaneidade têm propiciado grandes mudanças nos contextos sociais. As modificações remanescentes da globalização também adentraram no cotidiano dos estudantes e, consequentemente, nas salas de aula, portanto, os professores devem ser formados para trabalhar nesta perspectiva. Assim, este trabalho buscou identificar a compreensão dos licenciandos em ciências biológicas sobre a formação docente e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na trajetória formativa do curso da Universidade Federal de Pernambuco- CAV. A pesquisa utilizou para obtenção de dados o Projeto Pedagógico do curso (PPC) e a aplicação de questionários aos concluintes, com subsídio da Análise de Conteúdo para chegar aos resultados. Com a confrontação dos resultados obtidos da análise do PPC e dos questionários, foi possível inferir que o curso visto no cotidiano e o descrito no documento oficial apresentam poucos momentos voltados para a formação de professores para uma utilização eficiente das TIC como recurso didático na Educação Básica.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da Informação e da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia e didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleConcepções dos licenciandos em ciências biológicas sobre formação docente e a utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Wagner Gomes da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe technological advances present in the contemporaneity have brought about great changes in the social contexts. The remaining changes of globalization have also entered the daily life of students and, consequently, in classrooms, therefore, teachers must be trained to work in this perspective. Thus, this work sought to identify the understanding of the students in biological sciences on teacher training and the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the formative trajectory of the course of the Federal University of Pernambuco - CAV. The research used to obtain data the Pedagogical Project of the course (PPC) and the application of questionnaires to the finalists, with subsidy of Content Analysis to reach the results. By comparing the results obtained from the PPC analysis and the questionnaires, it was possible to infer that the course seen in the daily life and the one described in the official document present few moments aimed at teacher training for an efficient use of ICT as a didactic resource in Basic Education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2414195296586420pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FREITAS%2c WANUZA GOMES DA SILVA.pdf777,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons