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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26010

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Título: Políticas públicas para pessoas com deficiência: aparato legal e implementação no ensino superior
Autor(es): ALVES, Gilmara Cardoso
Palavras-chave: Ciência política; Política pública; Educação inclusiva; Deficientes; Pessoas com deficiência; Inclusão; Acesso
Data do documento: 5-Set-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa referiu-se ao estudo das Políticas Públicas voltadas aos alunos com deficiência no Ensino Superior, particularmente na Universidade Federal de Pernambuco. O ordenamento jurídico brasileiro apresenta um vasto aparato legal direcionado às pessoas com deficiência, mas elas continuam sendo discriminadas e seus direitos ainda não são efetivamente garantidos. O estudo foi centrado no Programa Incluir de Acessibilidade ao Ensino Superior. O objetivo geral foi avaliar a implementação das Políticas Públicas Educacionais direcionadas aos alunos com deficiência na UFPE e o objetivo específico foi avaliar a implementação do Programa Incluir na UFPE. Quanto a metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa descritiva. Foi observada, segundo dados do IBGE e do INEP, uma evolução no número de estudantes com deficiência no Ensino Superior. A UFPE tem empenhado esforços no que concerne ao acesso e a permanência dos discentes com deficiência no âmbito acadêmico, destacando a importância da inclusão social em todos os níveis educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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