Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24977

Comparte esta pagina

Título : Ideais de formação em romances de tradição ocidental: o indivíduo e as instâncias sociais
Autor : FIGUEREDO, Thiago da Camara
Palabras clave : Bildung; Bildungsroman; Representação; Formação; Instâncias sociais
Fecha de publicación : 14-mar-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : É de surpreender a pequena quantidade de trabalhos que se voltam à investigação da formação do indivíduo, ou Bildung, na literatura, embora a tradição do romance de formação, o Bildungsroman, seja bem consolidada. Com o propósito de auxiliar na redução de tal lacuna, esta tese objetiva analisar a representação da Bildung e, assim, refletir sobre como a literatura cria, divulga, critica e problematiza ideais de desenvolvimento pessoal. Como a Bildung consiste no estabelecimento de uma relação harmônica entre os desejos pessoais e as expectativas sociais, atenção especial é dada à influência da família, da escola, da religião, da preceptoria, bem como da infância e da memória – algumas das instâncias sociais que condensam as demandas externas ao crescimento dos sujeitos. Assim, parte-se da investigação das duas narrativas consideradas o paradigma do romance de aprendizagem e do romance de formação, quais sejam: Emílio ou Da Educação, de Rousseau, e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe, para, posteriormente, avaliar a formação de protagonistas de romances dos séculos XX e XXI em que uma das instâncias sociais identificadas acima predomina. Na prática, comparam-se trajetórias de protagonistas a fim de investigar a relação entre a personalidade e as influências das instâncias sociais em que transita o herói e o efeito de tal interação em seu crescimento. A respeito da representação ficcional, esta tese se apoia, principalmente, nos trabalhos de Lima (2003; 1981), Iser (2002) e Auerbach (2009), enquanto as especificidades da Bildung e do Bilddungsroman são iluminadas pelos estudos de Bakhtin (2004; 2000), Freitag (1994), Maas (2000), Mazzari (2000) e Pinto (1990). Desse modo, identificam-se traços de semelhança e de diferença de natureza temática e formal em romances em que a formação do indivíduo é representada; e escrutinam-se as ideologias que orientam determinadas obras em comunidades historicamente situadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24977
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Thiago da Câmara Figueiredo.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons