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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24977
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Título: | Ideais de formação em romances de tradição ocidental: o indivíduo e as instâncias sociais |
Autor(es): | FIGUEREDO, Thiago da Camara |
Palavras-chave: | Bildung; Bildungsroman; Representação; Formação; Instâncias sociais |
Data do documento: | 14-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | É de surpreender a pequena quantidade de trabalhos que se voltam à investigação da formação do indivíduo, ou Bildung, na literatura, embora a tradição do romance de formação, o Bildungsroman, seja bem consolidada. Com o propósito de auxiliar na redução de tal lacuna, esta tese objetiva analisar a representação da Bildung e, assim, refletir sobre como a literatura cria, divulga, critica e problematiza ideais de desenvolvimento pessoal. Como a Bildung consiste no estabelecimento de uma relação harmônica entre os desejos pessoais e as expectativas sociais, atenção especial é dada à influência da família, da escola, da religião, da preceptoria, bem como da infância e da memória – algumas das instâncias sociais que condensam as demandas externas ao crescimento dos sujeitos. Assim, parte-se da investigação das duas narrativas consideradas o paradigma do romance de aprendizagem e do romance de formação, quais sejam: Emílio ou Da Educação, de Rousseau, e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe, para, posteriormente, avaliar a formação de protagonistas de romances dos séculos XX e XXI em que uma das instâncias sociais identificadas acima predomina. Na prática, comparam-se trajetórias de protagonistas a fim de investigar a relação entre a personalidade e as influências das instâncias sociais em que transita o herói e o efeito de tal interação em seu crescimento. A respeito da representação ficcional, esta tese se apoia, principalmente, nos trabalhos de Lima (2003; 1981), Iser (2002) e Auerbach (2009), enquanto as especificidades da Bildung e do Bilddungsroman são iluminadas pelos estudos de Bakhtin (2004; 2000), Freitag (1994), Maas (2000), Mazzari (2000) e Pinto (1990). Desse modo, identificam-se traços de semelhança e de diferença de natureza temática e formal em romances em que a formação do indivíduo é representada; e escrutinam-se as ideologias que orientam determinadas obras em comunidades historicamente situadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24977 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
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