Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618

Comparte esta pagina

Título : Um percurso de leitura de Americanah: a experiência que empodera?
Autor : CAVALCANTE, Edilma Bezerra
Palabras clave : Feminismos; Experiência; Empoderamento; Crítica feminista; Chimamanda Ngozi Adichie
Fecha de publicación : 17-feb-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho tem como premissa realizar uma leitura-crítica feminista do romance Americanah (2014) de Chimamanda Ngozi Adichie a fim de observar os caminhos percorridos pela personagem Ifemelu, as experiências e os momentos de empoderamento ao longo da narrativa. Para isso nossa sustentação teórica terá como base a Crítica Feminista, com nomes importantes do feminismo negro e pós-colonial como Collins (2002), Gonzáles (1984), Mama (2013), Spivak (2014) e Hooks (2015) e de teóricas dos estudos da mulher e literatura como Schmidt (1999), Oliveira (1991) e Rago (2013). Nossa interpretação prioriza o modo de leitura comprometido com a importância do gênero e suas intersecções com cor e classe como categorias analíticas válidas. Neste sentido, nosso trabalho é o resultado dos sentidos produzidos por uma experiência particular de leitura de um sujeito feminino que lê uma mulher contando a história de outra mulher, em um movimento que se pretende assim mesmo, cíclico, estimulando e valorizando a pesquisa e produção acadêmica das mulheres e sobre as mulheres.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edilma Bezerra Cavalcante.pdf661,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons