Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618

Share on

Title: Um percurso de leitura de Americanah: a experiência que empodera?
Authors: CAVALCANTE, Edilma Bezerra
Keywords: Feminismos; Experiência; Empoderamento; Crítica feminista; Chimamanda Ngozi Adichie
Issue Date: 17-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem como premissa realizar uma leitura-crítica feminista do romance Americanah (2014) de Chimamanda Ngozi Adichie a fim de observar os caminhos percorridos pela personagem Ifemelu, as experiências e os momentos de empoderamento ao longo da narrativa. Para isso nossa sustentação teórica terá como base a Crítica Feminista, com nomes importantes do feminismo negro e pós-colonial como Collins (2002), Gonzáles (1984), Mama (2013), Spivak (2014) e Hooks (2015) e de teóricas dos estudos da mulher e literatura como Schmidt (1999), Oliveira (1991) e Rago (2013). Nossa interpretação prioriza o modo de leitura comprometido com a importância do gênero e suas intersecções com cor e classe como categorias analíticas válidas. Neste sentido, nosso trabalho é o resultado dos sentidos produzidos por uma experiência particular de leitura de um sujeito feminino que lê uma mulher contando a história de outra mulher, em um movimento que se pretende assim mesmo, cíclico, estimulando e valorizando a pesquisa e produção acadêmica das mulheres e sobre as mulheres.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Edilma Bezerra Cavalcante.pdf661,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons