Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618
Share on
Title: | Um percurso de leitura de Americanah: a experiência que empodera? |
Authors: | CAVALCANTE, Edilma Bezerra |
Keywords: | Feminismos; Experiência; Empoderamento; Crítica feminista; Chimamanda Ngozi Adichie |
Issue Date: | 17-Feb-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho tem como premissa realizar uma leitura-crítica feminista do romance Americanah (2014) de Chimamanda Ngozi Adichie a fim de observar os caminhos percorridos pela personagem Ifemelu, as experiências e os momentos de empoderamento ao longo da narrativa. Para isso nossa sustentação teórica terá como base a Crítica Feminista, com nomes importantes do feminismo negro e pós-colonial como Collins (2002), Gonzáles (1984), Mama (2013), Spivak (2014) e Hooks (2015) e de teóricas dos estudos da mulher e literatura como Schmidt (1999), Oliveira (1991) e Rago (2013). Nossa interpretação prioriza o modo de leitura comprometido com a importância do gênero e suas intersecções com cor e classe como categorias analíticas válidas. Neste sentido, nosso trabalho é o resultado dos sentidos produzidos por uma experiência particular de leitura de um sujeito feminino que lê uma mulher contando a história de outra mulher, em um movimento que se pretende assim mesmo, cíclico, estimulando e valorizando a pesquisa e produção acadêmica das mulheres e sobre as mulheres. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Edilma Bezerra Cavalcante.pdf | 661,01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License