Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618
Compartilhe esta página
Título: | Um percurso de leitura de Americanah: a experiência que empodera? |
Autor(es): | CAVALCANTE, Edilma Bezerra |
Palavras-chave: | Feminismos; Experiência; Empoderamento; Crítica feminista; Chimamanda Ngozi Adichie |
Data do documento: | 17-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho tem como premissa realizar uma leitura-crítica feminista do romance Americanah (2014) de Chimamanda Ngozi Adichie a fim de observar os caminhos percorridos pela personagem Ifemelu, as experiências e os momentos de empoderamento ao longo da narrativa. Para isso nossa sustentação teórica terá como base a Crítica Feminista, com nomes importantes do feminismo negro e pós-colonial como Collins (2002), Gonzáles (1984), Mama (2013), Spivak (2014) e Hooks (2015) e de teóricas dos estudos da mulher e literatura como Schmidt (1999), Oliveira (1991) e Rago (2013). Nossa interpretação prioriza o modo de leitura comprometido com a importância do gênero e suas intersecções com cor e classe como categorias analíticas válidas. Neste sentido, nosso trabalho é o resultado dos sentidos produzidos por uma experiência particular de leitura de um sujeito feminino que lê uma mulher contando a história de outra mulher, em um movimento que se pretende assim mesmo, cíclico, estimulando e valorizando a pesquisa e produção acadêmica das mulheres e sobre as mulheres. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24618 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Edilma Bezerra Cavalcante.pdf | 661,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons