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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24379
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Título: | A voz do morto e o território do símbolo: a dramaturgia na militância teatral de Hermilo Borba Filho e a efetivação do direito fundamental à arte. |
Autor(es): | SILVA, Cesar Jeansen Brito da |
Palavras-chave: | Arte; Direitos Individuais; Redenção; Utilitarismo; Memória; Art; Individual Rights; Redemption; Utilitarianism; Memory |
Data do documento: | 9-Abr-2018 |
Abstract: | A temática dessa monografia é sobre o Direito Fundamental à Arte diante do utilitarismo enquanto mitigador dos direitos. Utilizando uma relação de análise orientada pela Teoria Crítica em diálogo com o pensamento de Michel Foucault e Walter Benjamin para identificar o processo reificador das ações utilitárias dos subsistemas burocráticos e monetarizantes, colonizadores do mundo de vida. A partir de Benjamin e seu conceito de Redenção, retomamos um personagem histórico, Hermilo Borba Filho, como restaurador de uma consciência histórica que possa potencializar as ações intersubjetivas da razão comunicativa. Essa potencialização sendo instaurada a partir de uma construção bem específica: a da dramaturgia enquanto espaço do simbólico. Esse simbólico que é revitalizado à medida que essa dramaturgia está relacionada com a diversidade do mundo de vida. A ideia é que fortalecendo os aspectos das relações linguísticas se criem possibilidades de efetivação do Dever Ser constitucional através dos direitos fundamentais. Estando a dignidade da pessoa humana intrinsecamente vinculada à realização da liberdade de expressão artística em sua plenitude, desse modo, o projeto de Estado Democrático de Direito em todas as suas potencialidades progressistas, coletivistas e intergeracionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24379 |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
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