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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24379

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Alexandre Ronaldo da Maia de-
dc.contributor.authorSILVA, Cesar Jeansen Brito da-
dc.date.accessioned2018-04-19T17:36:44Z-
dc.date.available2018-04-19T17:36:44Z-
dc.date.issued2018-04-09-
dc.date.submitted2017-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24379-
dc.description.abstractA temática dessa monografia é sobre o Direito Fundamental à Arte diante do utilitarismo enquanto mitigador dos direitos. Utilizando uma relação de análise orientada pela Teoria Crítica em diálogo com o pensamento de Michel Foucault e Walter Benjamin para identificar o processo reificador das ações utilitárias dos subsistemas burocráticos e monetarizantes, colonizadores do mundo de vida. A partir de Benjamin e seu conceito de Redenção, retomamos um personagem histórico, Hermilo Borba Filho, como restaurador de uma consciência histórica que possa potencializar as ações intersubjetivas da razão comunicativa. Essa potencialização sendo instaurada a partir de uma construção bem específica: a da dramaturgia enquanto espaço do simbólico. Esse simbólico que é revitalizado à medida que essa dramaturgia está relacionada com a diversidade do mundo de vida. A ideia é que fortalecendo os aspectos das relações linguísticas se criem possibilidades de efetivação do Dever Ser constitucional através dos direitos fundamentais. Estando a dignidade da pessoa humana intrinsecamente vinculada à realização da liberdade de expressão artística em sua plenitude, desse modo, o projeto de Estado Democrático de Direito em todas as suas potencialidades progressistas, coletivistas e intergeracionais.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDireitos Individuaispt_BR
dc.subjectRedençãopt_BR
dc.subjectUtilitarismopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectIndividual Rightspt_BR
dc.subjectRedemptionpt_BR
dc.subjectUtilitarianismpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleA voz do morto e o território do símbolo: a dramaturgia na militância teatral de Hermilo Borba Filho e a efetivação do direito fundamental à arte.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5645512879561497pt_BR
dc.description.abstractxThe theme of this monograph is on the Fundamental Right to the Art before the utilitarianism as a mitigator of the rights. Using an analysis guided by the Critical Theory in dialogue with the thinking of Michel Foucault and Walter Benjamin to identify the process of utilitarian actions of the bureaucratic and monetarizing subsystems, colonizers of the world of life. From Benjamin and his concept of Redemption, we return to a historical person, Hermilo Borba Filho, as restorer of a historical consciousness that can enhance the intersubjective actions of communicative reason. This potentialization is based on a very specific construction: dramaturgy as a space of the symbolic. This symbolic is revitalized as this dramaturgy is related to the diversity of the world of life. The idea is that with the aspects of linguistic relations create possibilities of realization of the Duty to be Constitutional through fundamental rights. Being the dignity of the human person intrinsically connected to the realization of the freedom of artistic expression in its fullness, in this way, the project of Democratic State of Right in all its progressive, collectivist and intergenerational potentialities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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