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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23752
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Title: | Análise comparativa do desempenho motor em crianças de 7 aos 10 anos de idade regulamente matriculadas em escolas com realidades diferentes no município Feira Nova–PE |
Authors: | SILVA, Mateus Henrique Ferreira Alves da |
Keywords: | Coordenação motora; Antropometria; Educação Física Escolar |
Issue Date: | 20-Feb-2018 |
Citation: | SILVA, M. H. F. A. |
Abstract: | A coordenação motora é a capacidade de o cérebro equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente os músculos e as articulações. O objetivo deste estudo foi analisar a antropometria e a desempenho motor de crianças dos 7 aos 10 anos de idade. Foram avaliadas 43 crianças de ambos os sexos com idade entre os 7 e os 10 anos, escolhidas de forma randomizada de duas escolas do município de Feira Nova-PE,com realidades diferentes. As crianças foram divididas em 2 grupos: escola pública (EPU, n=22) e escola privada (EPR, n=21). Para a antropometria foi coletado e comparado a massa, estatuura e IMC. O Desempenho motor foi avaliado pela bateria de testes Körperkoordinationtest für Kinder, 1974 (KTK), que consta de 4 tarefas: traves de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferências na plataforma. A escola pública que não tem aulas regulares de Educação Física, 4% dos alunos foram classificados em muito boa coordenação, 29% dos alunos classificados em boa coordenação, 67% dos alunos classificados em coordenação normal. Os alunos da escola privada e com aulas tiveram um desempenho melhor nos testes, 96% dos alunos da escola privada foram classificados em coordenação normal, e 4% em boa coordenação. Quando comparadas as duas escolas em relação as variáveis do KTK, o único item que apresentou resultado significativo na média mais ou menos desvio padrão foi o do Salto Monopedal (38,2 e 46,2). Esse resultado é correspondente um melhor resultado à escola privada e que disponibiliza aulas regulares de educação física. Podemos concluir que por apenas a tarefa de salto monopedal ter apresentado índices superiores na escola com aulas de Educação Física, não podemos considerar diferenças significativas entre as crianças das duas escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23752 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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