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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23752
Título: Análise comparativa do desempenho motor em crianças de 7 aos 10 anos de idade regulamente matriculadas em escolas com realidades diferentes no município Feira Nova–PE
Autor(es): SILVA, Mateus Henrique Ferreira Alves da
Palavras-chave: Coordenação motora; Antropometria; Educação Física Escolar
Data do documento: 20-Fev-2018
Citação: SILVA, M. H. F. A.
Resumo: A coordenação motora é a capacidade de o cérebro equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente os músculos e as articulações. O objetivo deste estudo foi analisar a antropometria e a desempenho motor de crianças dos 7 aos 10 anos de idade. Foram avaliadas 43 crianças de ambos os sexos com idade entre os 7 e os 10 anos, escolhidas de forma randomizada de duas escolas do município de Feira Nova-PE,com realidades diferentes. As crianças foram divididas em 2 grupos: escola pública (EPU, n=22) e escola privada (EPR, n=21). Para a antropometria foi coletado e comparado a massa, estatuura e IMC. O Desempenho motor foi avaliado pela bateria de testes Körperkoordinationtest für Kinder, 1974 (KTK), que consta de 4 tarefas: traves de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferências na plataforma. A escola pública que não tem aulas regulares de Educação Física, 4% dos alunos foram classificados em muito boa coordenação, 29% dos alunos classificados em boa coordenação, 67% dos alunos classificados em coordenação normal. Os alunos da escola privada e com aulas tiveram um desempenho melhor nos testes, 96% dos alunos da escola privada foram classificados em coordenação normal, e 4% em boa coordenação. Quando comparadas as duas escolas em relação as variáveis do KTK, o único item que apresentou resultado significativo na média mais ou menos desvio padrão foi o do Salto Monopedal (38,2 e 46,2). Esse resultado é correspondente um melhor resultado à escola privada e que disponibiliza aulas regulares de educação física. Podemos concluir que por apenas a tarefa de salto monopedal ter apresentado índices superiores na escola com aulas de Educação Física, não podemos considerar diferenças significativas entre as crianças das duas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23752
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

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