Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23752
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mateus Henrique Ferreira Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T14:55:15Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T14:55:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. H. F. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23752 | - |
dc.description.abstract | A coordenação motora é a capacidade de o cérebro equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente os músculos e as articulações. O objetivo deste estudo foi analisar a antropometria e a desempenho motor de crianças dos 7 aos 10 anos de idade. Foram avaliadas 43 crianças de ambos os sexos com idade entre os 7 e os 10 anos, escolhidas de forma randomizada de duas escolas do município de Feira Nova-PE,com realidades diferentes. As crianças foram divididas em 2 grupos: escola pública (EPU, n=22) e escola privada (EPR, n=21). Para a antropometria foi coletado e comparado a massa, estatuura e IMC. O Desempenho motor foi avaliado pela bateria de testes Körperkoordinationtest für Kinder, 1974 (KTK), que consta de 4 tarefas: traves de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferências na plataforma. A escola pública que não tem aulas regulares de Educação Física, 4% dos alunos foram classificados em muito boa coordenação, 29% dos alunos classificados em boa coordenação, 67% dos alunos classificados em coordenação normal. Os alunos da escola privada e com aulas tiveram um desempenho melhor nos testes, 96% dos alunos da escola privada foram classificados em coordenação normal, e 4% em boa coordenação. Quando comparadas as duas escolas em relação as variáveis do KTK, o único item que apresentou resultado significativo na média mais ou menos desvio padrão foi o do Salto Monopedal (38,2 e 46,2). Esse resultado é correspondente um melhor resultado à escola privada e que disponibiliza aulas regulares de educação física. Podemos concluir que por apenas a tarefa de salto monopedal ter apresentado índices superiores na escola com aulas de Educação Física, não podemos considerar diferenças significativas entre as crianças das duas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Antropometria | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa do desempenho motor em crianças de 7 aos 10 anos de idade regulamente matriculadas em escolas com realidades diferentes no município Feira Nova–PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | QUEIROZ, Daniel da Rocha | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Motor coordination is the ability of the brain to balance body movements, more specifically the muscles and joints. The aim of this study was to analyze the anthropometry and motor performance of children from 7 to 10 years of age. A total of 43 children of both sexes, aged 7 to 10 years old, were selected from two schools in the town of Feira Nova, Pernambuco, Brazil, with different realities. The children were divided into 2 groups: public school (n = 22 sts) and private school (n = 21). For anthropometry were collected and compared mass, stature and BMI. The motor performance was evaluated by the Körperkoordinationtest für Kinder test battery, 1974 (KTK), which consists of 4 tasks: balance beams, single-legged jumps, side jumps and transfers on the platform. The school publishes that do not have regular classes of Physical Education, 4% of the students were classified in very good coordination, 29% of the students classified in good coordination, 67% of the students classified in normal coordination. The students in the private school and with classes had a better performance in the tests, 96% of the students of the private school were classified in normal coordination, and 4% in good coordination. When comparing the two schools in relation to KTK variables, the only item that presented significant resultst in the more or less average standard deviation was the singlelegged jump (38.2 and 46.2). This result corresponds a better result to the private school and that it offers regular classes of Physical Education. We conclude that because only the single-legged jump task presented higher indices at school with Physical Education classes, we can not consider significant differences between the children of the two schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5673831264022461 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Mateus Henrique Ferreira Alves da.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons