Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23746

Compartilhe esta página

Título: Conhecimento tático declarativo no Handebol: um estudo com atletas escolares
Autor(es): LIMA, Raphaella Christine Ribeiro de
Palavras-chave: Cognição; Aprendizagem; Esportes
Data do documento: 20-Fev-2018
Citação: LIMA, R. C. R.
Abstract: Com o passar dos anos, a prática esportiva se apropria de conceitos relacionados à cognição (percepção e tomada de decisão). Comparou-se o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de atletas de handebol, com as variáveis sexo, posição de jogo, anos de prática e tempo de reação. O estudo foi explicativo, transversal e por conveniência. Para as análises estatísticas, comparou-se e correlacionou-se o nível de CTD com as variáveis citadas, adotando-se o p≤0,05. Foram encontradas diferenças significativas entre o nível de CTD e a variável sexo (0,019) e posição de jogo (0,033). Não foi encontrando significância para as variáveis, anos de prática e tempo de reação. Por estarem em um processo de aprendizagem do handebol, os indivíduos apresentaram um potencial em evolução e, o tempo de prática e o tempo de reação não sofreram influência do nível de CTD.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23746
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, RAPHAELLA CHRISTINE RIBEIRO DE.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons