Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23746

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorLIMA, Raphaella Christine Ribeiro de-
dc.date.accessioned2018-02-20T13:28:14Z-
dc.date.available2018-02-20T13:28:14Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.date.submitted2017-11-24-
dc.identifier.citationLIMA, R. C. R.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23746-
dc.description.abstractCom o passar dos anos, a prática esportiva se apropria de conceitos relacionados à cognição (percepção e tomada de decisão). Comparou-se o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de atletas de handebol, com as variáveis sexo, posição de jogo, anos de prática e tempo de reação. O estudo foi explicativo, transversal e por conveniência. Para as análises estatísticas, comparou-se e correlacionou-se o nível de CTD com as variáveis citadas, adotando-se o p≤0,05. Foram encontradas diferenças significativas entre o nível de CTD e a variável sexo (0,019) e posição de jogo (0,033). Não foi encontrando significância para as variáveis, anos de prática e tempo de reação. Por estarem em um processo de aprendizagem do handebol, os indivíduos apresentaram um potencial em evolução e, o tempo de prática e o tempo de reação não sofreram influência do nível de CTD.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.titleConhecimento tático declarativo no Handebol: um estudo com atletas escolarespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxOver the years, sports practice appropriates concepts related to cognition (perception and decision making). The level of declarative tactical knowledge (DWT) of handball athletes was compared with the variables gender, play position, years of practice and reaction time. The study was explanatory, transversal and for convenience. For the statistical analysis, the level of CTD was compared and correlated with the variables cited, adopting p≤0.05. Significant differences were found between the level of CTD and the gender variable (0.019) and game position (0.033). No significance was found for the variables, years of practice and reaction time. Because they were in the process of learning handball, individuals presented an evolving potential, and the practice time and reaction time were not influenced by the level of CTD.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, RAPHAELLA CHRISTINE RIBEIRO DE.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons