Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23746
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, Iberê Caldas Souza | - |
dc.contributor.author | LIMA, Raphaella Christine Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T13:28:14Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T13:28:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, R. C. R. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23746 | - |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos, a prática esportiva se apropria de conceitos relacionados à cognição (percepção e tomada de decisão). Comparou-se o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de atletas de handebol, com as variáveis sexo, posição de jogo, anos de prática e tempo de reação. O estudo foi explicativo, transversal e por conveniência. Para as análises estatísticas, comparou-se e correlacionou-se o nível de CTD com as variáveis citadas, adotando-se o p≤0,05. Foram encontradas diferenças significativas entre o nível de CTD e a variável sexo (0,019) e posição de jogo (0,033). Não foi encontrando significância para as variáveis, anos de prática e tempo de reação. Por estarem em um processo de aprendizagem do handebol, os indivíduos apresentaram um potencial em evolução e, o tempo de prática e o tempo de reação não sofreram influência do nível de CTD. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.title | Conhecimento tático declarativo no Handebol: um estudo com atletas escolares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Over the years, sports practice appropriates concepts related to cognition (perception and decision making). The level of declarative tactical knowledge (DWT) of handball athletes was compared with the variables gender, play position, years of practice and reaction time. The study was explanatory, transversal and for convenience. For the statistical analysis, the level of CTD was compared and correlated with the variables cited, adopting p≤0.05. Significant differences were found between the level of CTD and the gender variable (0.019) and game position (0.033). No significance was found for the variables, years of practice and reaction time. Because they were in the process of learning handball, individuals presented an evolving potential, and the practice time and reaction time were not influenced by the level of CTD. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, RAPHAELLA CHRISTINE RIBEIRO DE.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons