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Título: Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas
Autor(es): BRITO, Josilene Almeida
Palavras-chave: Educação a Distância; Aprendizagem colaborativa; Atividade Assíncrona; Engajamento
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Almeida Brito, Josilene; Sandro Gomes, Alex. Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: A educação a distância (EAD) tem se constituído como importante ferramenta para capacitar pessoas a qualquer tempo e distância, utilizando cada vez mais recursos para viabilizar uma maior comunicação entre professores e alunos na realização de atividades assíncronas em fórum de discussão. Contudo, na EAD, a comunicação entre pares, concretiza-se como elemento elevador da aprendizagem colaborativa. No entanto, as atividades assíncronas, comumente utilizadas em fórum de discussão, carecem de melhorias, pois não atendem às reais necessidades de aprendizagem colaborativa. O presente estudo tem como finalidade Identificar requisitos funcionais que venham contribuir na construção de atividades assíncronas que favoreçam o engajamento dos alunos na execução de atividades colaborativas assíncronas em fórum. Para tanto, foi realizada uma categorização das atividades assíncronas comumente encontradas em fórum de discussão, análise de usuários e análise de competidores. Os resultados alcançados foram prototipados para o ambiente de gestão da aprendizagem Amadeus
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2327
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